O Puppy Linux é uma distribuição Linux bastante pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos) numa máquina simples, super rápida e segura.
Recentemente foi lançado o Puppy Linux 8.0. Vamos conhecer as novidades.
O Puppy Linux é uma distribuição que foi desenvolvida por Barry Kauler em 2003. Esta distribuição Linux corre em qualquer máquina e traz já um conjunto de aplicações instaladas e ferramentas de gestão do próprio sistema.
Esta distribuição está disponível para máquinas com arquitetura de 32 bits e 64 bits e ocupa apenas 330 MB, incluindo:
- Gestor de janelas JWM
- Gestor de ficheiros ROX
- Browser Palemoon
- Claws como cliente de e-mail
- MPV media player
- Abiword como ferramenta de edição de texto
- Gnumeric (um estilo de Excel)
Esta nova versão é baseada no Ubuntu 18.04 Bionic Beaver e traz várias novidades, das quais se destacam o kernel 4.19.23 e atualizações de várias aplicações/ferramentas populares como é o caso do Palemoon, DeadBeef, quickpet, pburn, JWM, change_kernels, Gnumeric, AbiWord, MPV, Samba, jwmdesk, Geany, Simple Ccreen Recorder, mtPaint, dunst, Transmission, pkg, uget, osmo etc.
Vejam o Puppy Linux em ação
Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB pode usar a ferramenta Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos ao desempenho do sistema que de facto impressiona.