Uma distribuição Linux concebida para computadores mais antigos
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje vamos conhecer o Linux Puppy, uma distribuição que ocupa apenas 125 MB.
Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler e recentemente foi disponibilizado o Puppy “Wary Race” 5.3 que traz consigo:
- Várias actualizações ao nível das aplicações
- Suporte para mais idiomas
- Xorg 7.6
- kernel 3.0.25
- Vários bugs corrigidos
- Melhorias significativas para correr também em PC’s recentes
Veja todas as novidades aqui
Porque é que o Puppy é diferente?
- A distribuição tem um tamanho reduzido (~125 MB)
- Permite o boot via CD, DVD, pen USB e outros
- Corre na RAM, o que o torna um sistema operativos bastante rápido (em comparação aos sistemas operativos que necessitam de disco)
- Poucos requisitos a nível de hardware
- Tempo de arranque na ordem dos 30 a 40 segundos
- Inclui um conjunto variado de aplicações de trabalho, jogos, editores de imagens
- Detecta a maioria do hardware do sistema
Como qualquer outro Linux, o Puppy é ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui) e segundo o site do projecto, esta é também uma distribuição ideal para aceder ao seu banco online (ver aqui).
Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos à performance do sistema!