O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros. Considerado por muitos como o sucessor do potente e formidável Backtrack, o Kali é a distribuição perfeita para quem gosta de explorar as vulnerabilidades das tecnologias.
Mas ao instalar o Kali no VirtualBox é provável que tenha problemas com a instalação do Guest Additions. O Pplware dá-lhe uma ajuda.
Uma das coisas da qual sou bastante adepto é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar e analisar tudo o que se refere aos sistemas operativos. Recentemente, decidi virtualizar o kali e deparei-me a a instalação do Guest Additions não é …trivial. Depois de encontrada a solução, nada melhor que um tutorial passo a passo.
O que é o Guest Additons?
Basicamente o Guest Additions é um conjunto de drivers que permitem:
- Um melhor desempenho a nível da placa gráfica (uma vez que normalmente a placa gráfica instalada dentro da máquina corresponde a uma genérica)
- Possibilidade da alteração da definição do monitor
- Facilidade na partilha de ficheiros entre a máquina virtual e a máquina nativa (Share Folders)
- O rato passa a funcionar de forma transparente no sistema nativo e no sistema virtualizado, isto é, não é necessário o CTRL (direito)para “tirar” o rato dentro do SO
- …etc
Como instalar o Guest Additions no kali…sem problemas?
Para instalarem o Guest Additions dentro do kali devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) No VirtualBox, ir a Devices > Insert Guest Additions CD image..
Passo 2) Actualizar a lista de repositórios e instalar o linux-headers
é a parte problemática! A actualização da lista de repositórios e instalação do linux-headers deve ser feita com o seguinte comando:
apt-get update && apt-get install -y linux-headers-$(uname -r)
No entanto, é comum aparecer o erro Unable to locate package linux-headers-3.7-trunk-amd64 o que inviabiliza a instalação do Guest Additions. Para resolver devem fazer o seguinte:
Abrir o ficheiro /etc/apt/sources.list
deb http://snapshot.debian.org/archive/debian/20130201T032911Z/ experimental main contrib non-free
apt-get -o Acquire::Check-Valid-Until=false update
Para a instalação do linux-headers basta que corram o comando
apt-get install build-essential linux-headers-$(uname -r)
Nota: depois de instalado, podem remover a lista que adicionaram ao ficheiro /etc/apt/sources.list
Passo 3) Instalação do Guest Aditions
Depois de instaladas as dependências, basta copiar o VBoxLinuxAdditions.run da drive virtual, atribuiratrabuir as respectivas permissões e mandar executar
cp /media/cd-rom/VBoxLinuxAdditions.run /root/
chmod 755 /root/VBoxLinuxAdditions.run
cd /root
./VBoxLinuxAdditions.run
E está feito. Pelo que pesquisei, esta solução serve para as distribuições que enfrentam o mesmo problema. Com o Guest Aditions a integração entre o sistema operativo nativo e virtualizado passa a ser transparente para o utilizador. Já agora, não se esqueça que passa a ter também suporte para copiar informação de e para a máquina virtual. Para isso basta que active o Share Clipboard e Drag n’Drop, em Devices, no VirtualBox.