Disponível também uma versão para quiosques
O mundo Linux é recheado de distribuições Linux para todos os gostos. Temos versões para Desktop, versões para super computadores, versões para dispositivos móveis, versões para mini-PCs, etc. Recentemente descobri uma distribuição Linux que me cativou por dois aspectos: primeiro, por tem uma versão para quiosques públicos e também porque o utilizador pode personalizar a distribuição antes de fazer download da mesma.
Vamos conhecer o Porteus, a distro Linux para quiosques e Desktops, que arranca em apenas 15 segundos!
O Porteus é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware e optimizada para correr a parte de um CD/DVD, ou dispositivo USB.
Como pontos fortes, esta distribuição tem um arranque super rápido e pode ser personalizada antes do utilizador fazer download da mesma.
Na área de download da distribuição, o utilizador pode escolher a arquitectura da sua máquina, qual o ambiente de trabalho que pretente (Razor-qt, Mate, KDE4 ou xFCE)…
…pode escolher quais as aplicações a instalar para browser, processador de texto, cliente Cliente VoIP
..mas também poderá logo incluir drivers proprietários da nVidia, AMD, ter suporte para impressão, configurar a timezone e layout do teclado, etc.
Depois de personalizar a sua distribuição, como referido, esta é super rápida a arrancar.
A distribuição base, traz já um conjunto de ferramenta, incluindo um simples e útil gestor de pacotes, Gparted, Grsync, SpaceFM como gestor de ficheiros, etc.
Ao nível de ferramentas para a Internet, temos como browser o Chromium, o QTransmission para torrent, o Qwit para twitter,gFTP como cliente FTP, etc
Ao nível da reprodução de conteúdos multimédia, podemos encontrar o famoso VLC media player, o avidemux, o QMMP e até existem ferramentas para “ripar”.
O Porteus (Portable Linux) é uma distribuição de “trazer no bolso”! É leve, tem uma performance fabulosa e tem disponíveis a grande parte das ferramentas que um utilizador necessita. O utilizador tem a vantagem de decidir qual o ambiente gráfico a incluir, assim como algumas aplicações base. Outra das características interessantes, é a disponibilização de uma versão para quiosques.
Para quem procura mini distribuições Linux, aconselhamos a darem uma vista de olhos no nosso post: 6 mini distribuições Linux para o seu PC antigo
Já conheciam o Porteus? Que vos parece este pequeno mas potente sistema operativo?