Pplware

PiPplware – Algumas dicas de utilização (Parte II)

Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI.

Esta distribuição foi desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos e tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.

Depois de ensinarmos como podem ter o PiPplware no vosso Raspberry PI, hoje deixamos mais algumas dicas de utilização.

Wireless

Por omissão o acesso à Internet no boot só acontece se estiverem ligados à vossa rede por cabo ethernet.

Para terem wireless no boot, entrem no XFCE e abram o “WiFi Config“. Escolham a vossa rede, insiram a vossa password e, no menu do programa em cima, escolham “Save configuration“.

Deste modo terão logo internet via wireless após o boot sem configurações adicionais.

Para já esta é a forma mais fácil para configurar o wireless, talvez numa versão futura o processo seja simplificado.

Como configurar a vossa TV

O Pipplware vem por omissão, configurado para funcionar correctamente na maior parte das TVS ligadas por HDMI. Depende agora da vossa televisão.

Caso a imagem não esteja ajustada, a primeira coisa a fazer é mudarem na vossa TV o modo de visualização. Geralmente são opções como 16:9, panorâmico, não à escala, etc. Alterem entre elas até encontrarem a melhor.

Caso isto não funcione, a segunda coisa a fazer é ir a “3 Raspberry Pi Configuration” -> “Advanced Options” -> “Overscan” -> Enable , fazer reboot e voltar a ver as opções da televisão. Para ligações HDMI estes passos devem ser o suficiente.

Caso tenham uma ligação por RCA, para além dos passos em cima, muito provavelmente terão de editar o ficheiro /boot/config.txt e adicionar uma linha com: sdtv_mode=2

Caso a imagem mesmo assim não fique correctamente, terão de mexer com as opções de overscan_left, overscan_right… no mesmo ficheiro até que a imagem fique o melhor possível.

Para mais informações consultem: http://elinux.org/RPiconfig

Como ter os vossos jogos/roms a funcionar:

As roms encontram-se em /home/pi/RetroPie/roms. Nesta pasta encontram-se varias outras pastas, cada uma referente ao respectivo emulador. As roms têm de estar num determinado formato dependendo do emulador. Aqui fica uma lista dos formatos suportados por cada emulador:

Por exemplo se tiverem roms da Mega Drive (.smd ou .md) basta copiá-los para a pasta /home/pi/RetroPie/roms/megadrive

Depois disto feito, no emulationstation (onde aparece o menu inicial) basta carregar nas setas para os lados até aparecer o emulador pretendido. Os emuladores só aparecem no emulationstation se tiverem roms, no formato suportado na respectiva pasta.

Não se esqueçam também de configurar os controlos em “5 Input Configuration”. As vezes é preciso configurar os controlos manualmente, editando um ficheiro, dependendo do emulador. Mais uma vez consultem o wiki.

Opções de arranque / boot

O Pipplware por defeito arranca para o Emulation Station, onde aparece um menu com várias opções. Porém, se desejarem podem por o Pipplware a fazer arranque automático para uma outra interface:

Passo 1:

Passo 2:

Se quiserem executar uma opção do passo 2 terão que fazer sempre antes o 1º passo.

Depois façam reboot e está feito!

Para definir o boot para o XBMC automaticamente pode ser especialmente útil caso não tenham um teclado sempre ligado ao Pi. Se depois desejarem voltarem ao Menu Inicial ou jogar um jogo basta executar num terminal: emulatiostation

Por exemplo, nós temos o arranque normal para o Emulation Station e temos quase sempre um comando usb ligado para os jogos e que usamos também para ligar o XBMC. Quando não há o comando, podemos ligar por  SSH e fazer: killall emulationstation -> para fechar o programa e depois: xbmc-standalone & -> para arrancar o XBMC que depois se controla com o comando da televisão ou com o telemóvel.

Nota: Caso activem o arranque automático para o XBMC e desejem depois alterar o arranque outra vez, têm de editar o ficheiro /etc/default/xbmc novamente e mudar a opção “ENABLED” de volta para 0.

Depois façam reboot e está feito!

Fazer boot para o XBMC automaticamente pode ser especialmente útil caso não tenham um teclado sempre ligado ao Pi. Se depois desejarem voltarem ao Menu Inicial ou jogar um jogo basta executar num terminal: emulatiostation

Por exemplo, nós temos o arranque normal para o Emulation Station e quase sempre um comando USB ligado para os jogos e que é o usado para ligar o XBMC. Quando não tiverem o comando, podem ligar-se por SSH e em seguida devem fazer: killall emulationstation para fechar o programa e depois: xbmc-standalone & -> para arrancar o XBMC que depois pode ser controlado com o comando da televisão ou com o telemóvel.

Nota: Caso activem o arranque automático para o XBMC e desejem depois alterar o arranque outra vez, têm de editar o ficheiro /etc/default/xbmc novamente e mudar a opção “ENABLED” de volta para 0.

Como mudar as passwords de acesso

Para acederem remotamente aos recursos do RPi, em todos os casos precisam de saber as credenciais de acesso. As definidas para o PiPplware são:

  • User: pi
  • Password: raspberry

Como tal é aconselhável que  alterarem, de preferência para uma password mais complexa.

Para alterarem a password do utilizador default (pi), devem ir a “Raspberry Pi Configuration” -> “Change user password“. Isto vai alterar a password de login, acesso ssh/sftp e rdp/vnc.

Para isso devem executar:

sudo service transmission-daemon stop
sudo nano /etc/transmission-daemon/settings.json

(alterar o que está dentro de aspas, à frente da opção “rpc-password”, para a password pretendida. Salvar o ficheiro)

sudo service transmission-daemon start

Qualquer pessoa com acesso físico ao Pi tem acesso ás suas configurações. Uma coisa que podem fazer para prevenir tal situação basta, por exemplo, configurar para arrancar com o XBMC e definirem uma password em “System” -> “Settings” -> “System” -> “Master Lock”.

Podem também definir que o Pipplware arranque no modo terminal. Neste caso será pedido o username e password do Raspberry.

Exit mobile version