…o sistema operativo para o teu Raspberry PI
Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI.
Esta distribuição foi desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos e tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.
Depois de ensinarmos como podem ter o PiPplware no vosso Raspberry PI, e também de publicarmos um tutorial de utilização (aqui e aqui) hoje vamos conhecer as novidades do Pipplware – versão 1.3 .
Está a partir de hoje disponível o update 1.3 para o Pipplware. Este update é importante e aconselhamos a todos os utilizadores a fazê-lo. De referir que este update inclui todos os anteriores (1.1 e 1.2).
Novidades
A principal novidade é a criação de um repositório próprio para o Pipplware, que contém algum software modificado e/ou que não se encontra disponível nos repositórios do Raspbian.
Este Update faz com que os vossos Raspberrys passem a utilizar esse repositório.
A partir de agora, não deverão existir mais “pequenos” updates, a não ser que seja mesmo necessário. Para actualizarem todo o sistema basta no Menu Inicial executarem a opção “Update System” ou o tradicional
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
Changelog
Update 1.3
- Migração do sistema para o repositório da distribuição Pipplware
- Update ao librtmp
Update 1.2
- Adição de suporte de alguns serviços para melhor integração com dispositivos apple como por exemplo o avahi, netatalk e airplay. (Para activarem o netatalk ou o shairport, precisam de activar tb o avahi-daemon)
- Suporte para o Boblight (estes serviços são instalados mas ficam desactivados. Para os activarem basta ir a “Enable-disable modules” no menu inicial e activarem o que quiserem)
- Elimina a entrada “Shutdown” no menu inicial (se quiserem desligar o RPi carregem em Ctrl)
- Adicionadas umas optimizações
Update 1.1
- Corrige o problema do XBMC não montar pens, drives externas.
- Melhor funcionamento do XMBC quando executado pelo emulationstation (O emulationstation é o programa que contém o Menu Inicial com as aplicações)
- bump number do pacote udisks de modo a que os updates não façam override.
- Remove o Superepo – Causa conflitos com outros repositorios como por exemplo o wareztuga.
- A adiciona uma nova entrada no Menu Inicial – 8 Update System – que como o nome indica é para fazer updates ao sistema
Como actualizar?
O update está disponível para download aqui . Depois de descarregarem, basta que sigam os seguintes passos:
- Extrair/copiar o conteúdo deste ficheiro (update_v1.3.zip) para /home/pi
- Este update necessita de root access para ser executado:
- Num terminal (pode ser por ssh ou com um teclado directamente ligado ao RPi):
sudo su
sh /home/pi/update.sh
- Reiniciar o sistema (sudo reboot)
Alguma dúvida ou questão não hesitem em perguntar..nos comentários deste artigo e também no nosso grupo no Pplware – ver aqui