Pplware

PinguyOS 13.04 Beta – O Linux não é apenas para geeks

O Linux para todos

Em Setembro de 2011, demos a conhecer a alguns utilizadores a distribuição Linux PinguyOS (ver aqui). Desconhecida de muitos, o feedback dos nossos leitores relativamente a esta distribuição tem sido muito positivo.  Recentemente a equipa responsável pelo projecto anunciou a versão 13.04 , baseada no Ubuntu 13.04. Vamos conhecer as novidades e saber o que esperar da versão final.

Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.

Mas, isso é nas histórias…. Na vida real há centenas de distribuições de Linux que jamais existiriam se realmente fosse assim. De entre elas, algumas atingiram níveis elevadíssimos de simplicidade de uso, como o PinguyOS.

O PinguyOS, tendo sido criado da forma que foi, teve sempre como foco principal a produção de sistema estável e completamente pronto no final da instalação. Isto é conhecido como funcionalidade “Out-Of-The-Box” e apesar de muitas distribuições de Linux reclamarem essa funcionalidade, nenhuma a atinge tão profundamente como o PinguyOS.

Antoni Norman, do projecto PinguyOS anunciou recentemente o Pinguy OS 13.04 que vem com o ambiente gráfico de trabalho GNOME 3.8. Estas versão não sendo LTS, usam software bleeding edge tal como o XBMC 13.0 alpha ou até mesmo o GNOME 3.8 / GNOME Shell 3.8. Estas versões não serão incluídas na versão final, uma vez que poderiam ser um factor de instabilidade para o sistema.

Principais aplicações/versões incluídas nesta versão:

Apesar das “grandes” novidades não serem muitas,  o PinguyOS  parece-nos estar no caminho certo para o sucesso. Tratando-se de uma versão beta, é aconselhável que não instalem numa máquina em produção.

As imagens foram retiradas do site webupd8.

Download: Escolha aqui a sua versão Homepage: Pinguyos

Exit mobile version