O Linux para todos …não apenas para Geeks
Em Setembro de 2011, demos a conhecer a alguns utilizadores a distribuição Linux PinguyOS (ver aqui). Desconhecida de muitos, o feedback dos nossos leitores relativamente a esta distribuição tem sido muito positivo. Recentemente a equipa responsável pelo projecto anunciou a versão 12.04 LTS, baseada no Ubuntu, e segundo informações divulgadas no próprio site do projecto, esta será provavelmente a melhor versão do PinguyOS.
Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.
Mas, isso é nas histórias…. Na vida real há centenas de distribuições de Linux que jamais existiriam se realmente fosse assim. De entre elas, algumas atingiram níveis elevadíssimos de simplicidade de uso, como a que vos quero apresentar hoje.
O PinguyOS, tendo sido criado da forma que foi, teve sempre como foco principal a produção de sistema estável e completamente pronto no final da instalação. Isto é conhecido como funcionalidade “Out-Of-The-Box” e apesar de muitas distribuições de Linux reclamarem essa funcionalidade, nenhuma a atinge tão profundamente como o PinguyOS.
Principais novidades do PinguyOS 12.04
- Linux Kernel 3.2.0-25
- GNOME 3.4.1
- Wine 1.5.6
- Skype 4.0
- TeamViewer 7
- XBMC-PVR 11.0 Eden
- GNOME Shell Extension Updater
- Clementine como player por omissão
- VLC como player de video por omissão
- Tudas as alterações já apresentadas na versão Beta
Apesar desta versão não trazer muitos novidades relativamente às versões anteriores, trata-se de uma versão final e estável. O PinguyOS vem ja com várias aplicações úteis instaladas como é o caso do Dropbox, Gwibber, PlayOnLinux, Wine, Docky, Pinta, Shotwell, etc. Esperamos nos próximos dias apresentar uma análise mais completa desta fantástica distribuição. Por enquanto, é hora de instalar e testar. Nota: As imagens foram retiradas do site webupd8.