Pplware

Peppermint OS 9 – O “Ubuntu magro” mas igualmente poderoso

Ao longo dos anos o Pplware tem acompanhado a evolução de várias distribuições Linux. O Peppermint OS é uma delas pelo facto de ser direcionada para máquinas que não tenham muito poder computacional, mas mantendo toda a elegância do popular Ubuntu.

Recentemente, foi lançado o Peppermint OS 9 que traz novidades interessantes.


O Peppermint OS é um sistema operativo que foi criado com o objetivo de suportar hardware mais antigo, dando uma nova vida às máquinas com hardware mais limitado.

Esta última versão está disponível com os ambientes gráficos Xfce e LXDE e é baseada no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), o que significa que tem suporte durante 5 anos. Ao contrário de outras distribuições, o Peppermint OS 9 está disponível para máquinas com arquitetura de 32 e 64 bits.

Esta nova versão vem com o Kernel 4.15.0-23 e o gestor de ficheiros Nemo file manager chega na versão 3.6.5. Esta versão inclui novos temas Gtk e em termos de interface há vários tweaks. O xfce4-screenshooter é a nova ferramenta para fazer screenshots. Destaque ainda para o facto de suportar Flatpak e pacotes Snap via GNOME Software, que agora aparece no Menu Principal.

O Htop tem agora também o seu próprio menu e está também disponível nesta versão. Em termos de browser o Mozilla Firefox substitui o Chromium como browser por omissão.

Todas as novidades desta versão podem ser consultadas aqui.

O Peppermint OS 9 integra as melhores ferramentas das actualidade do mundo open source:

Peppermint OS 9

Exit mobile version