PCLinuxOS: MATE, LXDE e MiniKDE
Uma das distribuições preferidas dos utilizadores Linux é o PCLinuxOS, segundo alguns ranking publicados sobre as distribuições Linux mais populares. Esta distribuição, derivada do Mandrake, foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake que a criou com o objectivo de ser fácil de usar e que conseguisse tirar a melhor performance dos sistema.
O PCLinuxOS tem mais de 12.000 pacotes disponíveis nos repositórios e oferece suporte adicional para mais de 85 idiomas. Recentemente foram disponibilizadas 3 novas versões de manutenção disponíveis. Vamos conhecê-las.
O PCLinuxOS é uma distribuição Linux user-friendly, com suporte out-of-the-box para os mais diversos dispositivos de hardware e que tem usa como ambiente gráfico o KDE (apesar da comunidade ter disponibilizado versões com o LXDE e XFCE – ver aqui). Esta distribuição pode ser executada através de um Live-CD ou instalada nativamente e usa o Synaptic como gestor de software.
Durante as ultimas semanas, os responsáveis pelo projecto PCLinuxOS disponibilizaram 3 versões de manutenção:
PCLinuxOS-MATE 2013.0715
A versão PCLinuxOS-MATE 2013.0715, tal como o nome indica, vem com o ambiente gráfico Mate 1.6. Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3. Conheça aqui todas as características do Mate 1.6. Além do Mate, esta versão inclui também:
- Kernel 3.4.52
- Pulse Audio
- Ultimas versões do Firefox, Thunderbird, Pidgin, Great Little Radio Player, Simple Screen Recorder e Skype.
- Clementine e VLC
- Jogo PysolFC Solitare
PCLinuxOS-LXDE 2013.07
O PCLinuxOS-LXDE 2013.07 vem com o ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Outras novidades:
- Kernel 3.4.52
- Painel para controlo do volume adicionado
- Pulse Audio activo por omissão
PCLinuxOS-KDE-MiniME 2013.07
O KDE é o principal rival do Gnome. Oferece uma interface bonita e atraente e em muitas situações muito mais funcional que o Gnome. O PCLinuxOS aposta muito neste ambiente de trabalho e o resultado final é simplesmente fabuloso.
Outras novidades:
- Kernel 3.4.52
- KDE 4.10.5
- Pulse Audio activo por omissão
O PCLinuxOS disponibiliza duas versões com o KDE: Uma versão Full e outra minimalista. Ambas as versões podem ser descarregadas aqui
E são estas as novidades que o projecto PCLinuxOS disponibilizou nas ultimas semanas. KDE para quem gosta de um ambiente gráfico funcional e bonito, MATE para quem gosta de um ambiente gráfico moderno e o LXDE para quem necessita de um ambiente gráfico minimalista.
Quem usa ou já usou o PCLinuxOS? Qual o vosso feedback desta distribuição?