Os browser são hoje em dia ferramentas multifacetadas, que permitem aos utilizadores a realização de várias tarefas. Através do browser podemos aceder à Internet, ler o e-mail, jogar, aceder às redes…enfim, quase que se coloca a questão “O que não se consegue fazer hoje através de um browser? ”.
Recentemente descobri o projecto “Javascript PC emulator” quer permite correr uma shell Linux através de um simples browser.
O Javascript PC Emulator (baseado no Linux Kernel 2.6.20) é um pequeno script que permite ter a consola Linux no browser. O script foi desenvolvido em Javascript (tal como o nome indica), usando W3C Typed Arrays e emula o seguinte hardware:
- 32 bit x86 CPU
- 8259 Programmble Interrupt Controller
- 8254 Programmble Interrupt Timer
- 16450 UART
- Real Time Clock
Segundo o autor, Fabrice Bellard (criado do QUEMU e do FFmpeg), a ideia de desenvolver um emulador da consola Linux para correr num browser surgiu por puro divertimento e para colocar em prática todo o poder que o javascript oferece, mesmo para tarefas mais complexas.
Qual a utilidade do Javascript PC Emulator?
- Realizar Benchmarking dos motores baseados em javascript
- Aprender a usar a linha de comandos do Unix sem sair do browser
- Processamento de dados do lado do cliente, usando a biblioteca x86 (por exemplo para usar em processo de criptografia)
- Uma versão mais avançada, usando o antigo DOS, permitirá correr por exemplo jogos.
A ultima versão do Javascript PC Emulator adicionou um clipboard (campo para adicionar texto), que permite a partilha de dados entre a máquina virtual e o PC (ver aqui como fazer). Basicamente é possível através do emulador, ir buscar a informação contida nessa caixa de texto e vice-versa .
Exemplo:
echo “Pplware” > /dev/clipboard
Em nome do pplware, damos os parabéns ao autor por mais um excelente projecto. Ao que se “fala” na Internet, este projecto já começou a ser cobiçado por alguns especialistas, incluindo o criador do Javacript e actualmente programador da Mozilla, Brendan Eich (ver aqui). Para quem quiser saber todos os detalhes deste excelente projecto, basta aceder ao link que disponibilizamos a seguir.
Obrigado ao meu aluno Hugo e também do nosso leitor Paulo Izidoro pela dica deste artigo.