Pplware

OpenVPN: Como configurar um cliente VPN no Ubuntu

Uma rede privada virtual (VPN – Virtual Private Network ) garante a segurança das comunicações ponto a ponto, nomeadamente a privacidade, integridade e autenticidade dos dados. Para isso esta tecnologia faz a encriptação dos pacotes, garantindo que estes não sejam lidos por terceiros.

Depois de aprendermos aqui a configurar um servidor OpenVPN hoje vamos aprender como configurar um cliente de Linux.

O OpenVPN é um software multi-plataforma que permite a criação de uma VPN entre várias máquinas com sistemas operativos diferentes. Depois de implementado o servidor, vamos aprender como configurar um cliente em Linux , mais concretamente no Ubuntu. Para isso devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Instalar o Openvpn

sudo apt-get install openvpn openssl

Passo 2) Configurar o OpenVPN

Para configurar o cliente VPN, basta que editem/criem o ficheiro /etc/openvpn/client.conf e realizem a seguinte configuração:

client
remote <ENDEREÇO_IP_SEVIDOR> 1194
ca ca.crt
cert client.crt
key client.crt
cipher DES-EDE3-CBC
comp-lzo
dev tun
proto udp
nobind
persist-key
persist-tun
user nobody
group nogroup

Nota: Os ficheiros ca.crt, client1.crt e client.crt foram criado no servidor e devem passados para o cliente. Para isso podem, por exemplo, usar o comando scp.

Depois de realizada a configuração basta que que iniciem o serviço carregado a configuração realizada anteriormente.

openvpn –config /etc/openvpn/client.conf

Criar um serviço de VPNs e configurar respectivos serviços não é difícil mas envolve vários passos. Assim, caso tenham alguma dúvida ou problema reportem-nos via comentários que nós teremos todo o gosto em ajudar.

Exit mobile version