Ao longo dos últimos anos o projecto OpenSUSE tem ganho vários seguidores e a comunidade tem crescido de forma significativa. De acordo com o site ditrowatch, o OpenSUSE é hoje a quarta distrbiuição mais popular do mundo tendo inclusive “roubado” alguns utilizadores ao Ubuntu.
Recentemente foi lançado o OpenSUSE Leap 42.1 que traz algumas novidades interessantes.
O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferece aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho com uma interface bastante atractiva.
Outros objectivos do projecto openSUSE são:
- Tornar o openSUSE a distribuição Linux mais acessível e a mais utilizada plataforma de código livre.
- Disponibilizar um ambiente para colaboração de código livre que torne o openSUSE a melhor distribuição Linux tanto para utilizadores Linux novos como para experientes.
- Abrir e simplificar dramaticamente o processo de desenvolvimento de forma a tornar o openSUSE a plataforma de escolha de utilizadores experientes e também programadores.
Recentemente o projecto OpenSUSE lançou uma nova versão à qual deu o nome de Leap e que é LTS, tendo suporte durante os próximos 3 anos.
Novidades do OpenSUSE Leap 42.1
- Baseado no SUSE Linux Enterprise (SLE)
- Elevado nível de estabilidade
- KDE Plasma 5.4
- GNOME 3.16
- Cinnamon 2.8
- XFCE 4.12
- LXDE 0.99
- Enlightenment 19
- kernel Linux 4.1 LTS
- Nova versão da ferramenta YaST
De acordo com os testes que realizamos, em ambiente de virtualização, esta nova versão oferece uma excelente performance e está mais intuitiva.