O Linux sempre se destacou, ao nível da performance, de outros sistemas operativos. No entanto, e tomando como exemplo a distribuição Linux Ubuntu, muitos utilizadores têm-se queixado que a partir de uma determinada altura de utilização, o sistema começa a ficar lento, à semelhança do que acontece por exemplo com o Windows. A resolução de tal situação requer a atenção por parte do utilizador, que deverá proceder a algumas afinações do sistema.
Hoje deixamos 5 dicas para quem pretender acelerar o seu Linux Ubuntu.
Preload – Iniciar mais rapidamente as aplicações
O Preload é uma excelente ferramenta que funciona em background e que analisa o comportamento do utilizador e monitoriza as aplicações que são usadas com frequência. Com base nessas análises, o preload prepara os binários e dependências de uma determinada aplicação para que sejam de imediato executados (just in time), encurtando assim o tempo de inicialização da aplicação.
Instalação:
sudo apt-get install preload
O Preload não oferece uma interface gráfico, sendo que após ser instalado e o sistema ser reiniciado a aplicação começa de imediato a fazer a gestão do sistema.
BleachBit – Apague o “lixo” do sistema
Um dos problemas que normalmente temos com os nossos sistemas, é o “acumular” de lixo que aplicações vão produzindo silenciosamente e que por norma encontram-se em directórios não muito visitados. Para resolver este problema, nada melhor que uma boa aplicação capaz de varrer o sistema em busca desse “lixo” mas também que seja inteligente a realizar essa acção. Para esse efeito, aconselhamos a utilização do BleachBit.
Instalação
sudo apt-get install bleachbit
Grub Customizer – Altere o tempo de boot do Sistema
Para quem instala o Ubuntu em dual boot (entenda-se Ubuntu + outro sistema operativo), há normalmente alguns parâmetros que o utilizador gosta de alterar. Imagine por exemplo que pretende indicar qual o sistema operativo pré-definido para arranque, quanto segundos estará o GRUB ((Boot Loader – Gestor de inicialização dos sistemas operativos) disponível, etc. Se o Ubuntu é o seu sistema de eleição, porque não definir um tempo reduzido para o boot Loader (que por omissão é 10 segundos). Com o Grub Customizer, pode facilmente ajustar esse parâmetro no separador General, no campo Timeout. Saber mais aqui
Instalação:
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer
Ubuntu Tweak – Gestão simplificada do Ubuntu
O Ubuntu Tweak é um pequeno utilitário que está em constante desenvolvimento e que permite de uma forma muito intuitiva configurar facilmente o Ubuntu. Esta é certamente uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores da distribuição da Canonical.
Instalação:
sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/next
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak
zRam – Melhore a performance
O zRam é uma aplicação que permite aumentar a performance do sistema, evitando a paginação do disco propriamente dita. Para isso é usada um bloco comprimido de RAM (que funciona como memória cache – virtual swap) para paginação, em vez do processo nativo.
Instalação:
sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram
sudo apt-get update
sudo apt-get install zramswap-enabler
Estas são algumas das aplicações/dicas que costumo usar para melhorar a performance do meu sistema Ubuntu. Há certamente muitas outras dicas e funções para o mesmo fim. Caso conheçam outras formas de melhorar a performance do sistema Ubuntu, partilhe-nas connosco sff.