O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Depois de chegada do Linux Deepin 15.6 e da apresentação das respetivas novidades, hoje vamos ensinar a instalar esta nova versão.
Novidades do Linux Deepin 15.6
- Novo welcome program
- Alterações na barra lateral de navegação
- Launcher mais organizado
- Tema Dark
- Outras novidades podem ser consultada aqui
Como instalar o Linux Deepin?
Pré-Requisitos
Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 20 GB (Importante que tenha 20 ou mais GB
- Memória RAM: 2 GB
- Ambiente gráfico: Deepin Desktop Environment
Passo 0) Início da Instalação
A instalação do Linux Deepin é bastante simples. Depois de arrancarem com a ISO, devem selecionar a opçãoInstall Deepin.
Passo 1) Idioma de Instalação
O próximo passo é escolher o idioma do sistema. Para este tutorial escolhemos Português.
Passo 2) Criar Utilizador
Neste passo o utilizador deve indicar um nome para a criação de um utilizador assim como a definição da respetiva passwords. Deve ainda também indicar o nome para o sistema.
Passo 3) Fuso Horário
Escolha agora o fuso horário. Para tal basta que indique, no mapa, a sua localização.
Passo 4) Local de instalação
Se a parte das partições era um entrave para muitos utilizadores, agora tudo é mais simples e intuitivo. No caso do Deepin podemos escolher a opção Simples, para ser o assistente a definir o sistema de partições, ou então escolher a opção Avançada para ser o utilizador a definir o espaço para cada tipo de partição.
E está feito! A instalação demora uns 10 minutos e, durante a mesma, são apresentadas as várias novidades desta nova versão.
Em próximos artigos iremos explorar as novas funcionalidades que fazem parte desta nova funcionalidade. Entretanto podem ir explorando o sistema com apoio dos artigos que já escrevemos – ver aqui.