O mundo Linux está ao rubro! A chegada do Steam fez “acordar” as grandes empresas de tecnologia que agora começam a ver neste sistema operativo uma oportunidade de negócio. Como tínhamos já referido aqui, a NVIDIA anunciou os novos drivers GeForce R310 para distribuições GNU/Linux, que segundo a empresa, garantem uma performance duas vezes superior (1) e reduzem drasticamente o tempo de carregamento dos jogos.
Gabe Newell, Cofundador da Valve já tinha referido há uns tempos atrás que o Windows 8 poderia ser uma catástrofe para os jogos no PC e o Linux seria sem duvida uma alternativa credível.
A disponibilização dos driver GeForce R310 para distribuições GNU/Linux por parte da NVIDIA, é resultado de mais de um ano de desenvolvimento entre a própria NVIDIA, a Valve e outras empresas da área do gaming. Segundo a NVIDIA, estes novos drivers garantem uma experiência única e marcam certamente uma nova era no mundo do gaming, demonstrando o enorme potencial dos sistemas baseados em Linux.
Os drivers encontram-se já disponíveis em www.geforce.com e foram testados exaustivamente com o cliente de Valve (Steam) para trazer o melhor do gaming ao mundo open source.
Doug Lombardi, Vice-presidente da área de marketing da Valve, referiu que a NVIDIA assume assim uma posição inquestionável no mundo open source ao disponibilizar uma solução exclusiva aos jogadores que usam sistemas baseados no Linux.
With this release, NVIDIA has managed to increase the overall gaming performance under Linux,” said Doug Lombardi, vice president of marketing at Valve. “NVIDIA took an unquestioned leadership position developing R310 drivers with us and other studios to provide an absolutely unequalled solution for Linux gamers
Estes novos drivers são compatíveis com as recentes placas gráficas GeForce GTX serie 600 e irão certamente redefinir o gaming para desktops e portáteis uma vez que combinam a performance e a gestão eficiente dos consumos energéticos. para quem tem placas gráficas de gerações anteriores, incluindo a 8800 GT e posteriores, podem também proceder à instalação destes drivers.
(1) Comparação entre as performances de 142,7 fps do driver 304.51 e 301,4 fps do driver 310.14 na versão beta do Left for Dead 2. Todos os testes foram executados no mesmo sistema usando um CPU Intel Core i7-3930K a 3,20 GHz com 8 GB de memória, GeForce GTX 680 e Ubuntu 12.04 32 de bits.