Pplware

Novidade: Netflix já funciona no Ubuntu…saiba como

Como temos vindo a acompanhar, o mundo Linux está em alta! Este sistema operativo, que era olhado por muitos como uma plataforma extremamente complexa, tem despertado a atenção dos grandes players tecnológicos, que consideram  que esta é uma plataforma que, além de ter uma grande comunidade espalhada por todo o mundo pode ser muito competitiva.

Depois da Valve ter anunciado a disponibilização do Steam para Linux (ver aqui)  e da Nvidia ter duplicado a performance dos seus drivers para a mesma plataforma (ver aqui) agora é a vez do Netflix.

O Netflix é uma popular plataforma online de streaming de filmes, series, etc.  Esta plataforma sempre teve um cliente para os sistemas da Microsoft e Apple mas não existia qualquer cliente para Linux. Apesar de não ser oficial,  o site heartubuntu disponibilizou um pequeno tutorial que permite ter o Netflix a correr nativamente no Ubuntu e dervidas.

A solução passa por ter o Firefox e o Microsoft Silverlight a correrem via Wine. A solução inicial disponibilizada não era simples (para os utilizadores com poucos conhecimentos de Linux) mas, passados algumas horas o programador Erich Hoover disponibilizou o PPA que permite que a instalação seja realizada de forma mais “amigável”.

Como instalar o Netflix no Ubuntu?

Para instalar o Netflix no Ubuntu basta abrir o terminal e executar os seguintes comandos:

Instalar o Wine

sudo apt-get install wine

Instalar o NetFlix

sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio 
sudo apt-get update && sudo apt-get install netflix-desktop

Uma vez instalado, é necessário ir à parte superior esquerda, abrir o Unity dash e procurar por Netflix (caso estejam a usar o Unity). Para quem gosta do terminal, basta escrever netflix-desktop

Depois de se autenticarem no serviço, basta escolher o conteúdo a reproduzir e aceitar o DRM (Digital rights management) via Silverlight. O cliente Netflix é executado em full screen. Caso pretendam ver apenas numa janela basta carregar em ALT+F4 ou F11 para voltar ao  full screen. Enjoy!

Exit mobile version