Aceder à rede Tor é hoje uma tarefa bastante simples. Para isso basta que usem o Tor Browser, que inclui nativamente todas as configurações necessárias.
No entanto, quem pretender usar outros browsers pode sempre configurar um proxy na própria máquina. Saiba como podem instalar o Privoxy e configura-lo para aceder à rede anónima.
Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossa privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade..
Para este tutorial vamos usar o Linux Kali como distribuição Linux. Para instalar o Tor e o Privoxy devem usar o seguinte comando:
sudo apt-get install tor privoxy
Depois de instalado, devem ir à configuração do Privoxy em /etc/privoxy/config e inserir a seguinte linha:
forward-socks5 / 127.0.0.1:9050 .
O próximo passo é iniciar o serviço tor e o privoxy
sudo service tor start
sudo service privoxy start
Como testar usando o Firefox?
Usando o browser Firefox, vamos agora dar indicações que as comunicações fluem via Proxy. Para isso vamos às Definições do Firefox e depois Preferences.
Em seguida, em Network Proxy escolham a opção Manual proxy configuration e definam:
- HTTP Proxy: 127.0.0.1 8181
- Socks Host (v5): 127.0.0.1 9050
Salvem a configuração e testem se está tudo operacional. Para isso basta que abram o browser novamente e acedam ao endereço https://check.torproject.org/. O resultado deverá ser idêntico ao seguinte.
Configurar o Privoxy para a rede Tor é relativamente simples. Este proxy tem outras funcionalidades bastante interessantes que podem ser analisadas e testadas através do ficheiro de configuração (/etc/privoxy/config). Se têm um Linux aí por perto, experimentem.