Depois de várias rubricas com a apresentação de várias distribuições Linux, chegou a hora de conhecer melhor uma das distribuições mais populares da atualidade. Chama-se MX Linux e já ultrapassou distribuições como o Ubuntu, Mint, entre outras segundo o distrowatch.
Depois de uma breve apresentação, hoje vamos ensinar como instalar esta distribuição.
PROCESSO DE INSTALAÇÃO
Para a instalação do MX Linux recorremos à tecnologia de virtualização, usando o Paralles Desktop no macOS (mas podem, obviamente usar outro como o VirtualBox ou o VMWare Player). Nesse sentido, criamos um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:
- Memória RAM– 2048MB
- Disco: 20 GB
Lets start…
Passo 0 – Início do processo de instalação… Escolham a primeira opção.
Passo 1 – Depois da distribuição arrancar em modo live, carreguem no ícone Installer.
Passo 2 – Para começar devem definir qual o layout do teclado.
Passo 3 – Em seguida escolham o disco e caso necessitem podem executar a ferramenta de particionamento. Se assim o desejarem, podem também cifrar a instalação.
Passo 5 – A instalação vai começar! Podem escolher também nesta interface onde vão instalar o GRUB (ferramenta para escolherem o sistema operativo de arranque).
Passo 6 – Indiquem agora o nome para o computador, o domínio e o Workgroup.
Passo 7 – Definimos agora o idioma para a Locale (variável do sistema para localização), formato da hora e o Timezone.
Passo 8 – Na interface seguinte podem criar um utilizador para o sistema e definir também a password para o super utilizador root.
E está feito. A instalação irá terminar com a instalação do GRUB na partição indicada. Depois de tudo instalado, reiniciem o sistema e arranquem com o MX 18.3 Continuum.
E por hoje é tudo. Em próximos tutoriais iremos continuar a explorar esta distribuição e mostrar como realizar algumas configurações (ex. configurar a rede no sistema).