Pplware

Mundo Linux – Esmiuçando o Linux Mint 14

O Linux Mint 14  é baseado no Ubuntu 12.10 e é o resultado de 6 meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.

A versão 14  inclui algumas atualizações de software e novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência. No entanto os problemas de performance e falhas que afectavam o acesso à Internet (ver aqui) obrigou que a equipa responsável pelo Linux Mint lançasse a versão 14.1. Hoje deixamos neste artigo opinião e experiência do nosso leitor e elemento da Comunidade Pplware@Linux, César Ribeiro.

Depois de andar as “turras” com o Linux Mint Cinnamon (ver aqui), desta vez vou dar-vos a minha (sincera) opinião sobre o Linux Mint 14. Esta é, sem duvida, a versão modificada mais mediática e conhecida do Ubuntu, desta vez derivada do Ubuntu 12.10… e é chamada de Linux Mint 14 “Nadia” (Ugh! O nome não é assim tão… elegante… e o “motto” do Linux Mint é… “From freedom came elegance”… o que nos espera? Vamos ver!

Nota: Como a placa gráfica do PC de testes está na “lista negra (entenda-se, falta se suporte ao nível de drivers)”  há alguns anos, não vou aprofundar-me muito nos problemas que forem aparecendo como fiz da última vez… bem, claro que vou ajudar a resolver eventuais problemas surjam, comum a muitos utilizadores do Linux Mint 14 Cinnamon, mas não vou alongar-me muito.

Quanto à instalação, é (e ainda bem) outra vez  Simples mas eficaz. É quase como instalar um programa: Seguinte, seguinte, seguinte… concluir!

A inicialização do computador também é muito rápida: no meu (fraco) computador, demorou apenas 30 segundos a primeira inicialização… excelente!

A primeira coisa que fiz foi instalar os drivers proprietários. Para  isso escrevi no menu “Restricted Drivers” e não me apareceu nada… descobri após algum tempo que para instalar os drivers proprietários temos de escrever no menu “Software Sources”, ir ao separador “Additional drivers” e seleccionar (pelo menos no meu caso, mas provavelmente é igual para vocês…) a que diz “Using experimental NVIDIA binary […] nvidia-experimental-304 (proprietary)”

Esperar que a instalação acabe e reiniciar a vossa máquina… “et voilà”! Têm o vosso sistema a funcionar de forma rápida e sem “engasgões” 😀

Software Instalado

O Linux Mint 14 vem carregado com uma mão-cheia de software pré-instalado: Isto inclui aplicações como o Gthumb e Gimp para os gráficos, Pidgin como IM e para a reprodução de áudio e de vídeo temos o VLC, o Mplayer e o Banshee.

Vem ainda com Flash Player, Java e codecs instalados por omissão (ou não se chamasse Linux Mint…) para que possamos navegar na web e reproduzir todos os nossos vídeos e músicas com facilidade!

Para instalação de software e atualizações, vem com o seu próprio software center e update manager. Pessoalmente acho que  a equipa de desenvolvimento podia aliviar alguns programas desnecessários, porque temos temos vários programas que realizam a mesma função, como é o caso do VLC, Banshee e Mplayer…

Cinnamon

Como muitos de vós devem saber, o Linux Mint 13 Cinnamon sofreu muitos problemas de estabilidade (ver aqui), o que naturalmente me fez entrar de pé atrás neste novo Cinnamon 1.6… mas fiquei surpreendido com a agilidade, produtividade, beleza e estabilidade que este Cinnamon oferece!

Sim senhor, agora sim! Ainda não fiz nenhuma atualização, e ainda não me “crashou” uma vez que seja! Já mudei o wallpaper e o tema “n” vezes, customizei o painel e até mesmo o calendário (!!) e ainda não tive um crash! Fantástico, 5*!

Vemos melhorias ao nível da taskbar e do hot corner… quanto à primeira, está mais responsiva e mais modificável (brilhante!); quanto ao hot  corner, agora podemos dar nomes às nossas áreas de trabalho, mas acima de tudo, a animação está mais suave, não ocorrendo os tradicionais “engasgos” do Cinnamon 1.4… Só tenho uma coisa a apontar: talvez seja do meu sistema, mas o menu demora um ou dois segundos a abrir… também vos acontece o mesmo?

Uma função que eu achei muito útil e interessante é o “queixinhas”, como eu lhe gosto de chamar: é semelhante ao centro de ação do Windows, que nos permite visualizar alguma mensagem importante que nos tenha escapado. Muito bom!

Recursos utilizados

Com apenas um Intel Core 2 Duo e 2GB de RAM, devo dar os parabéns à equipa por esta distribuição. Mesmo com o LibreOffice aberto e música a tocar, o consumo de recursos é sempre muito baixo… Fantástico!

Em suma…

É verdade que o software pré-instalado é muito útil para utilizadores recentes, mas carregar o computador com 3 ou 4 programas que fazem a mesma função é no mínimo ridículo…

O Cinnamon está ainda a amadurecer, por isso ainda não está bem “redondo”… há que dar uns pontos positivos para a configurabilidade, mas ainda está longe da “user-friendlyness” do bom e velho Gnome 2… há que dar tempo ao tempo!

Quanto à performance, fiquei agradavelmente surpreendido: consumo mínimo de recursos, ao contrário do Cinnamon 1.4… a este ritmo e a seguir esta lógica, mal posso esperar pelo “próximo” Cinnamon! (que deverá ser o 1.8, segundo a ordem de numeração estabelecida pela equipa de desenvolvimento).

Apesar de não gostar da fragmentação originada pelas mais variadas distribuições baseadas em Ubuntu, este Linux Mint merece os meus parabéns. Quanto aos problemas apresentados (eu avisei que ia ser superficial…), tenho de “reclamar” da velocidade do ponteiro do rato: muito grande, mesmo tendo ido ao menu mexer nas configurações, estou a ter dificuldade em adaptar-me à velocidade do ponteiro. Quanto ao touchpad, o que tem em velocidade não tem em precisão… felizmente uso mais vezes o rato do que o próprio touchpad, por isso…

E crashes?? Nem um!

Gostei tanto desta distribuição Linux, que (se a equipa do Pplware me permitir…), criei no Gimp (para verem as potencialidades deste software gratuito) um  “símbolo de qualidade certificada”, vejam:

Espero que tenham gostado deste artigo. Fico a espera dos vossos comentários!

Sendo o Mint uma variante do Ubuntu, o que acham do sucesso do Mint?

Exit mobile version