É pratica corrente os utilizadores andarem sempre de olho no seu sistema operativo, analisando quais os processos em execução, quanto está a gastar cada processo a nível de memória RAM, a quantidade de memória total RAM disponível e em uso, etc.
Para quem usa o Windows, normalmente as teclas CTRL+ALT+DEL é um precioso atalho para aceder ao gestor de tarefas e consultar essas informações. No linux nada melhor que o comando TOP e HTOP para obter informações em tempo real do sistema.
Na monitorização de um sistema Linux não dispenso a utilização do comando TOP e HTOP. Vamos então proceder a uma análise desses comandos:
Comando TOP
O comando TOP oferece um conjunto de estatísticas sobre o estado geral do sistema, assim como o “top” dos processos com maior actividade no sistema. Essa lista é apresentada e actualizada de 2 em 2 segundos.
Para visualizar essa informação, basta abrir o terminal e escrever:
top
Como se pode ver pela imagem anterior, o comando “top” devolve informações sobre:
- Utilização do CPU
- informação sobre o “top” dos processos
- Utilização da memória RAM
- Número de utilizadores logados no sistema
- Informação sobre a memória SWAP
- Número de tarefas
- etc
Comando HTOP
O comando HTOP é uma evolução do comando TOP. As informações são semelhantes às produzidas pelo comando TOP, mas apresentadas num interface mais intuitivo e colorido.
Para executar o HTOP basta abrir a linha de comandos e escrever:
htop
O TOP e ou HTOP são dois comandos de eleição num sistema Linux. Ambos têm a mesma finalidade, no entanto o HTOP tem um output mais refinado.
Assim como no Windows, há certas alturas em que notamos que o nossos sistema está mais lento e tentamos saber qual será o problema. Nesse momento o TOP ou HTOP podem ser ferramentas de extrema utilidade na “auditoria” ao sistema. Experimentem.
Em alguma distribuições, o HTOP não vem instalado por omissão. Para tal, devem consultar o link abaixo e procederam à instalação para a vossa distribuição.