Pplware

Mark ShuttleWorth anuncia Ubuntu para Android

O teu próximo desktop pode ser um…smartphone!

Em 2004, Mark Shuttleworth anunciou o Ubuntu 4.10 Warty Warthog e até aos dias de hoje , este sistema operativo tem ganho maturidade, muito adeptos e por isso é uma das distribuições Linux mais popular do planeta.

Depois da apresentação da Ubuntu TV (ver aqui), Mark ShuttleWorth anunciou ontem no seu blog (aqui) o Ubuntu para Android. Vamos conhecer em traços gerais em que consiste este projecto.

Todos nós temos a noção que existem actualmente no mercado muitos smartphones mais potentes que algumas máquinas que ainda estão em produção (e algumas que temos lá por casa). Então tendo nós um smartphone potente a correr Ubuntu, com uma saída HDMI para ligação a um monitor e uma porta USB para ligar um teclado, isto significa que estamos perante um autêntico PC!….é assim que começa a ideia da Canonical com o projecto “Ubuntu para Android”.

Mas as novidades deste projecto não se ficam por aqui…há ainda algo “mágico”. Segundo informações da própria Canonical, o Ubuntu para Android usará a interface Unity, juntamente com aplicações nativas ou baseadas na Web, tais como: Chromium, Google Calendar, Google Docs, Thunderbird, Gwibber, VLC, PiTiVi.

Tudo isto é possível porque o Android e o Ubuntu partilharão o mesmo kernel no mesmo dispositivo. Isto quer dizer que na prática o utilizador nem precisa de reiniciar o smartphone para mudar de “interface” e as informações estarão presentes tanto no smartphone como no Desktop.

Carry just the phone, and connect it to any monitor to get a full Ubuntu desktop with all the native apps you want, running on the same device at the same time as Android. Magic. Everything important is shared across the desktop and the phone in real time.

Vejo um Demo do Ubuntu para Android

O Ubuntu para Android funcionará sobre o Android 2.3 (Gingerbread) ou superior e a nível de hardware necessita dos seguinte requisitos mínimos:

Mark Shuttleworth sublinhou ainda que este projecto não deve ser confundido com o Ubuntu Phone, projecto que ainda se encontra em análise. Relativamente ao Ubuntu para Android, resta-nos esperar até à próxima semana, altura em que se realizará o evento Mobile World Congress em Barcelona e onde serão apresentadas certamente mais novidades.

Após Mark ShuttleWorth ter levantado um pouco o véu sobre o Ubuntu para Android, gostaríamos de saber qual a vossa opinião sobre este projecto.


Homepage: Ubuntu para Android

Exit mobile version