Na área do Open Source existem vários projectos simplesmente fantásticos. O projecto que apresentamos hoje chama-se Linux Terminal Server Project (LTSP) e permite que máquinas com hardware mais antigo possam ter um super desempenho, uma vez que grande parte do processamento é feito por uma máquina mais poderosa.
O projecto LTSP foi criado com o objectivo de ligar thin clients a servidores e assim usufruir da performance deste. Com uma infraestrutura baseada em LTSP, todo o software é executado do lado do servidor e os terminais apenas servem de interface entre o utilizador e as aplicações.
Principais características do LTSP?
- Fácil de implementar
- Redução de custos na aquisição de novos computadores (ex. escolas, instituições, etc)
- Com o LTSP é possível “recuperar” máquinas antigas, dando-lhes uma nova vida, ou então usar, por exemplo, um Raspberry como máquina de trabalho
- Redução do consumo de energia (terminais não necessitam de ter disco e os requisitos ao nível de hardware são básicos)
- Não é necessário qualquer tipo de licença
- Seguro
- Todas as máquinas estão ligadas ao servidor LTSP. É possível seguir manter o registo das ligações
Num próximo artigo iremos ensinar a instalar e a configurar um servidor LTSP com base no Ubuntu. Até lá podem ir reunindo uma ou duas máquinas mais antigas para depois meterem as mãos à obra com esta plataforma.