Pplware

Logstalgia – Diversão com os logs do seu servidor Web

Aprenda a instalar e a criar vídeos a partir do ficheiro de log  com o Logstalgia 

Tudo aquilo que acontece num sistema operativo é normalmente registado nos logs para que o utilizador possa saber o que aconteceu no dia X à hora Y. O Windows tem o event viewer, o MacOS terá também um sistema de registo de eventos e no linux essa informação fica mantida em ficheiros.

Mas, ver e analisar logs, não é uma tarefa lá muito apetecível! Para quem pretender acompanhar, em tempo real e de forma divertida, o tráfego e acessos ao seu servidor Web então aconselhamos a instalar o Logstalgia.

Logstalgia (conhecido também como ApachePong) é uma ferramenta muito interessante, para quem pretender ter uma visão diferente dos acessos ao servidor Web. Ao contrário da informação em texto que é mantida nos ficheiros de log, o Logstalgia oferece um cenário gráfico onde podemos acompanhar todos os acessos ao nosso servidor Web – Vejam por exemplo a Beleza de um ataque de DoS aqui, produzido por esta ferramenta.

O Logstalgia tem suporte para os servidores web Apache, Lighttpd e Nginx, e deverá ser instalado numa máquina que possua uma placa gráfica que suporte OpenGL.

Como instalar o Logstalgia ?

Para este tutorial, recorremos ao Debian 7 mas a ferramenta tem suporte para muitas outras distribuições e está também disponível o código fonte.

Para instalar basta abrir o terminal, obter privilégios root (su) e inserir o seguinte comando:

apt-get install logstalgia
Como usar o logstalgia?

Como referido, esta ferramenta faz uso dos logs produzidos pelos  servidores Web. Considerando, por exemplo, que temos o log de acesso ao apache em /var/www/apache2/access.log, então basta usar o seguinte comando:

logstalgia /var/www/apache2/access.log

Também podemos forçar que o logstalgia  “leia” os logs via STDIN

tail -f /var/log/httpd/access_log | logstalgia -
E transformar o resultado em vídeo?

Tal como mostramos aqui, o logstalgia permite que o resultado final seja um vídeo. Para isso, basta que se execute o comando:

logstalgia -1280x720 --output-ppm-stream output.ppm /var/log/httpd/access.log
Veja aqui como tudo funciona

Esta aplicação oferece muitas outras funcionalidades. De modo a ir ao encontro das suas necessidade, basta executar o comando logstalgia –help e descobrir quais os parâmetros que lhe interessam.

Homepage: Logstalgia

Exit mobile version