Esta pen usb é especial pois tem um Fedora instalado, criado a partir de um tutorial que achei na Internet há tempos. Nada de muito complicado, mas moroso de repetir.
Se bem pensei melhor o fiz. O pior foi quando me apercebi que a minha pen maravilha estava a iniciar e eram mais erros que mensagens de sistema. Tinha então uma maratona à minha frente para recriar a desgraçadinha! Mas tinha de haver uma maneira mais simples. Se existe para Ubuntu tem de existir para Fedora! Sim, porque Fedora é a minha distro linux de eleição!
E existe, chama-se Live USB Creator e vai na versão 3.6.5.
De uma simplicidade de utilização assombrosa esta aplicação que corre em Linux ou em Windows permite criar sistemas live que correm numa pen, mas com possibilidade de updates. Na verdade de live apenas têm o nome e o conceito, porque na verdade são distribuições de linux instaladas e completamente funcionais.
O modo de funcionamento do Live USB Creator é simples. Depois de lançado o software, que nem requer instalação, temos de tomar apenas 3 decisões:
- Instalamos a partir de uma imagem que temos em disco ou vamos buscar uma à net? Se escolherem esta última opção podem escolher qual a versão de Fedora que querem e que gestor de janelas pretendem.
- Qual a pen de destino.
- Que quantidade de espaço em disco querem deixar livre para outros dados.
Conseguem mais simples que isto? Acho que não!
Se quiserem instalar no vosso Windows têm abaixo os links.
Se quiserem instalar nos vossos Fedoras, executem o seguinte comando num terminal:
yum install liveusb-creator
Testem e digam o que acharam. A minha pen está aqui e funcional. E já lhe fiz meia dúzia de updates…