Depois de em 2023 ter conseguido chegar aos 3%, o Linux ultrapassou agora os 4% de quota no que diz respeito à utilização no Desktop. Para chegar aos 3%, este sistema operativo precisou de 30 anos!
O Linux é um sistema operativo de código aberto e gratuito, semelhante ao Unix, desenvolvido originalmente por Linus Torvalds em 1991. Serve de base para muitas distribuições diferentes, ou “distros”.
É amplamente utilizado em servidores, supercomputadores, smartphones, e até mesmo em computadores pessoais como uma alternativa aos sistemas operativos proprietários como o Windows ou o macOS.
Windows lidera com 72,13%! Linux está nas últimas posições
Apesar de termos o Windows a dominar o mercado, seguido bem longe pelo macOS, a verdade é que há alternativas que muitos consideram bem melhores. Falamos do Linux, que ao longo dos anos tem crescido e conquistado cada vez mais utilizadores.
Segundo dados da StatCounter relativos a fevereiro de 2024, o Windows tem uma quota de mercado de 72,13%. Segue-se o macOS com 15,46% e o Linux aparece “apenas” com 4,03%, mas cresceu.
- Windows: 72,13%
- macOS: 15,46%
- Desconhecido: 6,11%
- Linux: 4,03%
- ChromeOS: 2,26%
- FreeBSD: 0,01%
Apesar da quota de mercado deste sistema operativo gratuito ser muito baixa, os números mostram que tem crescido o que são bons indicadores. O Linux pode ser personalizado, e o que não faltam por aí são distribuições à medida do que cada um necessita.