De forma lenta, mas bem decidida, o Linux tem conseguido ganhar espaço em áreas onde antes não tinha presença. O caso maior é mesmo o do Windows 10, mas outros têm mostrado interesse neste sistema operativo.
A Samsung tinha já anunciado que os seus dispositivos, com suporte para a Dex, iam receber em breve o Linux, como uma plataforma para criação de um PC, diretamente a partir do smartphone. Esse passo está mais perto, com o Linux on Dex a entrar em beta.
Cada vez mais dispositivos móveis estão a dar aos utilizadores a possibilidade de serem transformados e tornarem-se com computadores pessoais. Num processo simples, que passa por ligar a um ecrã, tudo se altera de imediato.
A Samsung está a procurar levar este conceito mais longe e apresentou o Linux on Dex, que vai trazer um desktop Linux aos seus smartphones Android, com todas as apps associadas.
O Linux on Dex era até agora uma ideia e um protótipo, mas tornou este projeto em algo palpável e que pode ser usado por todos. O Linux on Dex entrou em beta e pode ser em breve instalado no Samsung Note 9 e no Samsung Tab S4.
Os utilizadores que quiserem testar o Linux on Dex só precisam de ter um desses equipamentos e fazer o registo no programa de testes da Samsung. Devem também garantir que o seu dispositivo tem 4GB de RAM e 13GB de armazenamento livre.
Na base desta versão alternativa do Dex, a Samsung colocou o Ubuntu 16.04 LTS, numa versão especialmente desenvolvida pela Canonical para esta arquitetura. A ideia da Samsung é dar aos programadores uma plataforma de trabalho que podem usar em mobilidade.
Este conceito da Samsung alarga ainda mais o Dex e torna-o num sistema a que muitos estão habituados a trabalhar, tendo apena de recorrer a um cabo HDMI e a um monitor para ter uma estação de trabalho pronta a ser usada a partir de um simples Android.