Pplware

Linux Mint 16 “Petra” RC já está disponível

Sabia que já está disponível o Linux Mint 16 “Petra” RC? Na verdade, esta versão foi anunciada no “silêncio da Internet” e nem no site da própria distribuição há muitas informações. O Linux Mint 16 “Petra” RC está disponível desde quinta-feira e são muitas as novidades que já podemos encontrar nesta versão.

O Linux Mint 16 “Petra” RC é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander  e é  resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.

Quais as principais novidades?

Esta nova versão traz como principais novidades a inclusão dos ambientes gráficos Cinnamon 2.0 (cada vez melhor) e  Mate 1.8 e incluiu também algumas actualizações de software e novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.

Cinammon 2.0 Novidades

Segundo informações disponibilizadas no próprio site do projecto, o Cinnamon 2.0 representa mais de 5 meses de trabalho e há muitas melhorias significativas relativamente ao Cinnamon 1.8.

Efeitos de Som

O Cinnamon 2.0 permite agora que o utilizador associe um conjunto de sons as acções do sistema.

Edge-Snapping

Inspirado na funcionalidade da XboXOne. Idêntico ao Edge-Tiling (a janela adere à borda ou canto do Desktop, ocupando metade do espaço do Desktop), mas quando esse janela é maximizada não cobre as janelas em modo de preview.

Melhor gestão de utilizadores

O Cinnamon traz agora um novo uma interface redesenhada e com novas funcionalidades para gerir os utilizadores. Nessa interface os utilizadores podem agora também gerir os grupos do sistema.

 

Melhoria no gestor de janelas

Melhorias ao nível da performance, no que diz respeito ao full screen, conseguido através do glxgears –fullscreen sem o vsync. Como resultado temos 3 vezes mais frames por segundo, comparando com o que acontecia no Cinnamon 1.8.

A versão final do Linux Mint 16 deverá chegar ainda este mês.  Esta continua a ser uma das mais populares distribuições Linux e que mais utilizadores tem “roubado” ao Ubuntu. OLinux Mint 16 Cinnamon, MATE, KDE e Xfce.

Licença: GPL Download:

Homepage: Linux Mint

 

Exit mobile version