5 Dicas para ter o Linux Mint 15 Olivia completo
No passado dia 29 de Maio anunciamos a aqui a disponibilização do Linux Mint 15 Olivia e já apresentamos aqui um guia de instalação. Segundo a equipa de desenvolvimento do Mint, o Linux Mint 15 “Olivia” é a versão mais ambiciosa desde o inicio do projeto. O Linux Mint é actualmente uma das distribuições mais populares no universo Linux (segundo o site distrowatch, é mesmo a mais popular), que muito se deve a características como a usabilidade, simplicidade e look and feel.
Hoje deixamos aqui um conjunto de 5 dicas para quem pretender ter um Desktop Perfeito no Mint 15.
Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, instalar updates, adicionar repositórios.. são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux. Aqui ficam algumas dicas para o novíssimo Linux Mint 15 Olivia
1) Actualização do Sistema
Um dos requisitos essenciais quando se começa a utilizar pela primeira vez um sistema operativo é proceder à sua actualização. No Mint pode facilmente actualizar procurando por Update/Gestor de Actualizações
E em seguida carregar em Instalar Actualizações
2) VLC
Precisa de uma plataforma para streaming de vídeo? Ainda não conhece o (provavelmente) melhor player multimédia para todas as plataformas, capaz de reproduzir a maioria dos formatos sem grandes complicações de codecs?
Muitos são os players multimédia que conseguem cumprir, de certa forma, tais requisitos mas, o VideoLAN (vulgarmente conhecido como VLC) é certamente o melhor player gratuito.
Instalação
sudo add-apt-repository ppa:videolan/stable-daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install vlc
3) Editor gedit
Uma das aplicações que não vem nativas no Mint é o popular, versátil e leve editor de texto gedit.
Instalação
sudo apt-get install gedit
4) Chrome
O Chrome é actualmente um dos mais populares browsers. Este browser tem vindo a ganhar o seu espaço na Internet muito graças à sua simplicidade de utlização e à forma “limpa” e simples com que realizamos as mesmas acções noutros browsers.
Para instalar o Chrome no Mint já que o browser por omissão é o Firefox basta executar os seguintes comandos:
[32 bits]
sudo apt-get install libcurl3 libnspr4-0d libxss1
wget -c https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_i386.deb
sudo dpkg -i google-chrome-*.deb
sudo apt-get install -f
[64 bits]
sudo apt-get install libcurl3 libnspr4-0d libxss1
wget -c https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb
sudo dpkg -i google-chrome-*.deb
sudo apt-get install -f
5) KeePass2
KeePass é uma aplicação gratuita open-source que gere as suas passwords de forma segura longe de olhares alheios. Hoje em dia tantos são os cartões, logins, palavras-chave e códigos de acesso que fica complicado gerir com lucidez todos estes aglomerados de letras, números e símbolos…mas o keePass dá-lhe uma ajuda.
Instalação:
sudo add-apt-repository ppa:dlech/keepass2-plugins
sudo apt-get update
sudo apt-get install keepass2-plugin-application-indicator
A parte II deste tutorial será realizada com base nas vossas dicas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Mint 15 e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil.