Pplware

Linux Mint 14 + KDE – A grande alternativa ao Ubuntu

Review em vídeo  Por Carlos Carvalho da Comunidade Linux Pplware

Ora vivam caros leitores do Pplware , hoje apresentamos a distribuição Linux Mint 14 com a interface KDE a 64 bits . O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido á sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. Vejam a Review em vídeo em preparei para os leitores do Pplware.

A primeira coisa que nos ocorre com alguma expectativa é verificar como é que a passagem de patrocinador afectou positiva ou negativamente esta distribuição ,que diga-se enquanto esteve sobre as cores da Mint foi sempre uma distribuição descriminada, a mal amada , normalmente a saída das diversas versões da Mint KDE coincidiam quase com a saída de uma nova versão só para dar um exemplo do Kubuntu que sempre respeitou os ciclos de novas distribuições de 6 em 6 meses (as que terminam em 4 vêm a luz do dia em Abril e as que terminam em 10 em Outubro ) .

Colocava-se  também a questão da Blue Systems que é o patrocinador da Netrunner e do próprio Kubuntu , como é que iria gerir 2 distribuições muito parecidas a Mint KDE e o Kubuntu , já que o Netrunner tem uma outra filosofia bem diferente destas 2 últimas que refiro .

Pois ainda não foi desta que se percebeu o que de facto vai acontecer , como se pode verificar pelo vídeo que vos deixo as diferenças para o Kubuntu são mínimas , bem sei que provavelmente para quem se inicie no Linux vai querer ter uma sistema que esteja pronto a funcionar após a sua instalação , e de facto isso é conseguido com a Mint que recheou os repositórios para que o utilizador não de por falta de nada no SO , no Kubuntu não é bem assim existe 2 ou 3 coisas que temos de fazer para que não sintamos qualquer constrangimento , fica a dúvida será que os projectos vão continuar , e se continuarem vão ter este modelo actualmente existente .

Vejam o vídeo e deixem as vossas opiniões , este talvez seja um dos casos em que encontramos quase uma duplicação de distros só com nomes diferentes .

O que acham , a Blue systems deveria reunir os esforços dos programadores das 3 distros ( Netrunner , Mint Kde e Kubuntu ) e fazer uma super distribuição ou pelo contrário as 3 continuavam a existir mas seguindo caminhos distintos para coexistirem.

As vossas opiniões como sempre são muito importantes , não se esqueça de nos dar a vossa opinião , isto é quase um dever cívico no Mundo Open Source só assim poderemos fazer chegar as opiniões dos utilizadores que é para eles que estes SOs são construídos.

Exit mobile version