No segmento dos sistemas operativos, mais concretamente ao nível do Linux, a oferta é vasta! Neste segmento podemos encontrar distribuições para servidores, para desktops, para mini PCs, para dispositivos da área da Internet das Coisas, etc.
A distribuição que apresentamos hoje chama-se Linux Lite e é uma distribuição muito simples de usar.
Com o passar dos tempos e com a aquisição de novos PCs, vamos guardando no sótão, na garagem ou num sítio escondido lá de casa o nosso PC mais antigo. Aquela caixa já com um pouco de ferrugem, um monitor ainda CRT, um teclado já meio sujo e até um rato com bolinha. Mas porque não dar uma nova vida a essa PC?
Chama-se Lite e tal como o nome sugere é uma distribuição compacta em termos de software e também ao nível do ambiente gráfico. No entanto tal não significa que esta distribuição seja menos poderosa que outras.
A última versão do Linux Lite (versão 4.4) é baseada no Ubuntu e traz como ambiente gráfico o robusto Xfce. Destaque também para o facto de trazer novos ícones e de uma nova versão da popular ferramenta Sound Juicer CD Ripper.
Esta distribuição vem também com o Kernel 4.15.0-45, Thunderbird 60.4.0, LibreOffice: 6.0.7.3, VLC 3.0.4 e Gimp: 2.10.8. Destaque também para o facto de incluir novos temas, novos wallpapers entre outras novidades interessantes.
Apesar de ter a palavra “Lite” na sua designação, esta distribuição ocupa 1,3 GB. Pode instalá-la nativamente numa máquina, recorrer à virtualização, ou então criar uma PEN USB de arranque.
Como requisitos mínimos esta distribuição necessita de uma máquina com CPU a 1 Ghz, 768 MB de RAM e HDD/SD de 8GB.
Leia também…