Em pleno 5 de Outubro, o Linux comemorou o seu 17º aniversário. Parece que nos esquecemos de lhe dar os parabéns 🙁 .
Foi no dia 5 de Outubro de 1991 que Linus Torvalds anunciou a primeira versão “oficial” do Linux, versão 0.02. Mas foi precisamente no dia 17 de Setembro de 1991 que tudo começou. Um jovem aluno de Helsinki (Finlândia) com idade entre 22 anos colocava à disposição de todos na Internet um projecto precoce de um sistema operativo baseado no UNIX.
Esse jovem aluno de nome Linus Torvalds, gastou todo o seu dinheiro, em um PC de última geração, um incrível 386 a uns fantásticos 33 Mhz e com 4MB de memória RAM. Originalmente o sistema base era o Minix, mas por não gostar de alguns detalhes do sistema, Linus propôs-se iniciar um projecto pessoal de desenvolver um pequeno sistema operativo semelhante ao Minix, mas ligeiramente diferente. E assim nasceu o Linux.
O símbolo e mascote do Linux é um pinguim de aspecto feliz e saciado chamado Tux. Foi desenhado por Larry Ewing. A ideia de usar um pinguim deveu-se a Linus Torvalds ter um gosto especial por esses animais, achando-os engraçados e simpáticos.
A origem do nome Tux, segundo uns, deriva de Torvalds UniX, segundo outros, o nome é inspirado no aspecto dos pinguins que parecem ter um”smoking” ou “fraque” vestido e a palavra em Inglês para traduzir esse tipo de vestuário é “tuxedo“.