Pplware

Linux em 99% das máquinas mais poderosas do mundo

Nenhum supercomputador do TOP 500 tem Windows

Ao longo dos últimos anos o Pplware tem acompanhado o TOP 500 das máquinas mais poderosas do mundo. Pela sexta vez consecutiva, o Tianhe-2 aka Milky Way-2, o supercomputador criado pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa, na cidade de Changsha (China), mantém-se líder no TOP 500 dos computadores mais poderosos do mundo.

A novidade é que 99% das máquinas mais poderosas do mundo correm GNU/Linux.

Não há surpresas! O Linux continua a dominar por completo o segmento dos supercomputadores. De acordo com dados recentes, no TOP 500 existem 494 máquinas que correm Linux (em Julho “apenas” existiam 486 máquinas com Linux). De salientar que nenhum supercomputador do TOP 500 tem Windows.

Relativamente ao TOP 10, como referimos, o Tianhe-2 continua líder com quase o dobro da performance comparativamente ao “Cray Titan” dos Estados Unidos (que é usado no Laboratório de Energia Nacional), que está na segunda posição. O Sequoia, que já ocupou a primeira posição, encontra-se actualmente no terceiro lugar e tem também quase metade da potência do Tianhe-2.

No que diz respeito às empresas, a HP é a grande líder com 155 máquinas. Segue-se a Cray Inc. com 69 e o terceiro lugar pertence à Sugon com 49 máquinas.

Comparativamente ao relatório de Junho de 2015, existem várias alterações especialmente ao nível dos fabricantes. Sem novidades é o facto do GNU/Linux dominar por completo neste tipo de máquinas.

Exit mobile version