Em Windows, estão por todo o lado os gestores de downloads. Do Internet Download Manager ao Orbit Downloader, há para todos os gostos e capazes de todo o tipo de tarefas. Em Linux, o Gwget ou o MultiGet são boas alternativas, mas sabia que também pode usar o Terminal como gestor de downloads?
O comando wget é uma espécie de gestor de downloads em modo de texto que, como tal, nos permite permite descarregar através do Terminal qualquer ficheiro online.
Para descarregar normalmente um qualquer ficheiro, digite:
wget http://www.umsitequalquer.com/ficheiro.tar.gz
O ficheiro será então automaticamente descarregado para a pasta onde se encontra e o progresso do download apresentado na janela do Terminal. Se, por algum motivo, o download for interrompido, poderá continuá-lo digitando:
wget -c http://www.umsitequalquer.com/ficheiro.tar.gz
Note que esta função, para resumir downloads, terá de ser permitida pelo servidor. Imaginemos agora que as happy hours do seu ISP começam a partir das 09:00. Então, agende o download para essa hora:
echo ‘wget http://www.umsitequalquer.com/ficheiro.tar.gz’ | at 09:00
Poderá também agendar o download para começar, por exemplo, daí a 20 minutos, digitando:
echo ‘wget http://www.umsitequalquer.com/ficheiro.tar.gz’ | at now + 20 minutes
Se quiser, por outro lado, descarregar um site completo, poderá utilizar um outro parâmetro deste comando:
wget -r http://www.umsitequalquer.com
O wget irá então seguir todas as hiperligações e elementos encontrados nas páginas do site e descarregá-los para o seu computador. Por definição, este irá ignorar os ficheiros indicados no robots.txt, que serve também para indicar aos motores de busca o que devem indexar. Para contornar isto, utilize:
wget -r -erobots=off http://www.umsitequalquer.com
Muito mais havia para dizer sobre este comando. Poderá consultar o manual (man wget) ou utilizar o nosso Fórum para partilhar outras dicas. Espero que lhe seja útil. 😉