Pplware

linux-dash: Monitorize o seu Linux à distância

Através da Internet, facilmente podemos monitorizar uma máquina mesmo estando do outro lado do mundo. Neste campo da monitorização são várias as ferramentas disponíveis como é o caso do Monitorix, Nagios, Zabbix, webmin, ajenti…entre muitas outras.

Hoje a nossa sugestão vai para o linux-dash.

Como administrador de sistemas informáticos, é frequente aceder aos servidores para validar o estado de mesmo. Nesse sentido é importante ter instaladas as melhores ferramentas, que nos produzam relatórios em tempo real, permitindo de imediato tirar conclusão e agir caso seja necessário.

Para quem procura uma ferramenta de monitorização para os seus sistemas, o Pplware dá-lhe a conhecer o linux-dash. Esta plataforma oferece uma interface web responsiva e  não necessite de muitos recursos. É fácil de instalar,  necessitando apenas que o utilizador tenha já instalado o Apache/Nginx + PHP. O utilizador pode ainda incluir um conjunto de widgets para visualizar/monitorizar, em especifico, o que pretende…a re-organização dos mesmos é feita, simplesmente, via drag and drop.

No geral, o linux-dash dá-nos informação, em tempo real da:

Como instalar o linux-dash?

Para que esta plataforma funcione é necessário que tenham o Apache/Nginx e PHP já na máquina. Depois basta seguir os seguintes passos:

Passo 1) Instalar a biblioteca php5-json

sudo apt-get install php5-json

Passo 2) Reiniciar o Apache

sudo service apache2 restart

Passo 3) Ir ao site do projecto aqui, descarregar o ficheiro master.zip e descompactar para /var/www/

unzip master.zip

Passo 4) Por fim, devem definir as seguintes permissões:

sudo chmod 755 /var/www/linux-dash-master

E está feito. Para aceder a plataforma, a partir da própria máquina, basta que usem o endereço http://127.0.0.1/linux-dash-master

O linux-dash é uma plataforma muito bem concebida, recheada de funcionalidades que nós dão informações preciosas sobre o sistema. É gratuita e não requer grandes recursos da máquina. Para quem não conhece, aconselhamos a experimentarem.

Exit mobile version