Pplware

Linux Caixa Mágica 12 – Instalação

Todos já ouviram o “boato” do lançamento do “novo” Linux Caixa Mágica, na versão 12, hoje, trago-vos um artigo onde mostro todo o processo de instalação do mesmo, como é costume neste tipo de guias, é voltado para utilizadores indecisos e/ou utilizadores novatos que se queiram aventurar no Linux, neste caso num projecto nacional.

Como já devem saber o Caixa Mágica 12 é baseado em Mandriva, uma das principais distribuições de Linux a nível mundial, e uma das mais “amigáveis” e fáceis de usar. Isto é útil pois permite a criação de um “Sistema Operativo” também muito fácil de usar. Este artigo foca-se unicamente no processo de instalação.

Recomendo vivamente que caso sejam novatos no Linux, leiam primeiro todo o guia e só depois se aventurem, seguindo os passos descritos.

Para a criação deste guia, fiz uma instalação virtual utilizando o VirtualBox como Emulador, mas vamos ver o que realmente interessa, primeiro têm de fazer o Download, de um ficheiro ISO, que é uma imagem de um CD/DVD, os atalhos para esses ficheiros estão no fundo do artigo.

Depois de fazerem o Download, têm de gravar esse ficheiro ISO num CD/DVD, dependendo claro da versão que “sacaram”, actualmente só existem versões de DVD. Como posso gravar o ISO? Partindo do principio que usam Windows, têm de usar um programa de gravação, como o Nero, ou para quem não o tiver e quiser um programa grátis, têm o DeepBurner, CDBurnerXP ou BurnAware Free, entre outros.

Depois de gravado, e têm de reiniciar o computador, com o CD/DVD já gravado, inserido na gaveta do leitor de CD/DVD, e em primeiro caso começa a “funcionar” caso contrário têm de carregar o CD/DVD antes do Disco Rigido, alterando a posição dos mesmo na BIOS, ou utilizando uma tecla de atalho para carregar o que se encontra na Drive.

Se “funcionar”, ou quando “funcionar” irá aparecer a seguinte imagem:

Que opções têm? Como passo opcional, podem começar por carregar na tecla F3, e novamente em F3, e modificar a resolução, recomendo o valor 1024×768, isto permite que o instalador corra com melhor qualidade e que o “bootscreen” do Caixa Mágica, tenha também melhor qualidade, mas é um passo opcional, logo, não necessário.

Como queremos «Instalar o Caixa Mágica 12 no sistema» será esta que devem escolher, cliquem no Enter, e começa o processo de instalação, sendo mostrada a seguinte imagem:

Começa agora o processo de instalação.

Na «Escolha de língua» como julgo que são portugueses, a opção de origem já é a que procuramos, por isso cliquem em próximo.


Como é costume em tudo o que se instala temos a licença, onde somos, sempre forçados a concordar se queremos instalar, mas não se preocupem, neste caso é um acordo de confiança…

Agora, vem a parte talvez mais difícil para iniciados, que é a gestão de partições, o instalador irá procurar, as melhores opções que a vossa maquina “disponibiliza”. A maneira mais fácil de instalar Linux, é terem um disco completamente livre onde o podem instalar sozinho, mas como os discos de hoje já têm tamanhos muito consideráveis, como 320 Gb, podem redimensionar uma partição de Windows, para que o Linux caiba no mesmo, mas para isso têm de ir ao particionamento personalizado ou manual, mas antes de redimensionarem, pelo sim, pelo não, e é algo que recomendo muito, é desfragmentarem a partição de Windows, e fazerem um cópia de segurança, depois disto, podem instalar o Caixa Mágica, e redimensionar a partição.

Que partições tenho fazer? Basicamente duas, a partição “/” conhecida por root, raiz em português, e uma partição denominada ficheiro SWAP, que é uma especie de ficheiro de paginação do Linux, que deverá ter o dobro da vossa RAM, por exemplo um computador com 2 Gb de RAM deve ter um ficheiro SWAP com 4 Gb e por exemplo uma partição / com uns 16 a 20 Gb, depois de tudo feito cliquem em Próximo novamente, só se tiverem a certeza do que fizeram.

Nota: A partição / deve ter pelo menos 4 Gb, quanto mais melhor, recomendo entre os 10 a 20 Gb, se tiverem espaço e quiserem 30 Gb ou mais, é a escolha do freguês.

A imagem mostra o progresso da formatação de um disco, não costuma levar muito tempo, alguns segundos.

Um passo não muito importante, tem a ver com a gestão dos repositórios do CD/DVD de instalação, ele irá forçosamente instalar a entrada para a “media” de instalação (CD/DVD) podem opcionalmente selecionar copiar CD, mas isto leva o seu tempo, para além de consumir bastante espaço no disco, só o recomendo e pouco, para quem não possui ligação a Internet, todos os outros limitem-se a prosseguir.

Este passo para a grande maioria não têm de escolher nada, limitem-se a deixar como mostra a imagem.

Vamos a um dos passos mais importantes, onde é agora que escolhem o que querem instalar ou não. Por omissão mostra duas opções que são as que mais recomendo usar KDE ou GNOME, escolham a que mais vos agrada e continuem. Caso queiram os dois, ou outras opções seleccionem «Instalação personalizada», e irá aparecer a seguinte “janela”:

As opções podem ir desde instalar o KDE e o GNOME até instalar aplicações não seleccionadas de origem ou apagar alguma que não gostem, isto é um exemplo da excelente liberdade que existe em Linux.

Agora começa a instalação do sistema, leva cerca de 30 minutos, menos em computadores mais recentes.

No fim da instalação, temos de definir a palavra-passe do utilizador root, deve ser a mais segura que tiverem e nunca, nunca a divulguem, e muito menos a percam, guardem-na num lugar seguro. Para usarem o Caixa Mágica têm de criar um “utilizador normal”, preencham os campos e sigam em frente.

Está quase no fim, podem agora ver uma lista com todo o Hardware que têm na no computador, se algo por acaso não for devidamente identificado não deverá ter mesmo assim nenhum problema.

Se já estão cheios da instalação cliquem em Próximo e instalam as actualizações mais tarde, caso tenham tempo e paciência podem se quiserem actualizar já, mas leva um tempo considerável.

Finalmente, chegaram ao fim, cliquem em Reiniciar, quando a gaveta do leitor abrir retirem o CD/DVD e já podem usar o Caixa Mágica 12, usem e desfrutem de um Linux moderno e eficaz.

Nota: Existe um passo que foi omitido, nomeadamente o da Instalação do GRUB, mas geralmente só têm de clicar em Próximo, por isso não é nada relevante.

Para todos os que quiserem ter este manual enquanto instalam, deixei nos atalhos um ficheiro PDF com as informações aqui contidas, para poderem imprimir e terem o guia a mão enquanto instalam.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro e cedido ao Pplware.

Licença: Open Source Sistemas Operativos: Linux Download [32bits]: Caixa Mágica 12 [4.36GB] Download: [64bits]: Caixa Mágica 12 [4.30GB] Homepage: Caixa Mágica

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Exit mobile version