A aproximação do Windows 10 ao Linux tomou um passo decisivo desde que este sistema operativo foi lançado. A chegada do WSL (Windows Subsistem Linux) mostrou que estes 2 sistemas podem conviver e dar o melhor ao utilizador.
Mas a Microsoft não parou de desenvolver esta integração e tem agora preparadas novidades, que vão chegar com a atualização de outubro do Windows 10. Vamos conhecê-las.
São muitas as novidades que estão preparadas para trazer o Linux ainda mais associado ao Windows 10 e para melhorar a utilização. Estas chegam em breve, assim que a Microsoft disponibilizar novamente a atualização de outubro.
Novas versões do Linux na Loja da Microsoft
A primeira novidade da Microsoft é mesmo a chegada de novas versões do Linux à sua loja de aplicações. Passamos assim a contar com o Ubuntu 18.04, o OpenSuse 15 e o Suse Linux Enterprise Server 15, e o WLinux.
Esta última distribuição é paga e está criada focando-se na integração do Linux no Windows 10. Foi desenvolvida em conjunto com a Microsoft e por isso tem algumas funcionalidades mais diretas.
A integração do WSL nos menus de contexto do Windows 10
Outra novidade é mesmo a possibilidade de abrirmos terminais do Linux a partir de qualquer localização do Windows 10. O Explorador de Ficheiros tem agora esta opção e em qualquer pasta podemos aceder ao Linux, diretamente.
O Linux já corre na versão ARM do Windows 10
Uma importante mudança, que prepara a presença do Linux no Windows 10, é o suporte agora anunciado para os processadores ARM. Por agora está limitado ao Ubuntu 18.04, mas deverá ser alargado.
Ao detetar o acesso à Loja de um dispositivo ARM, será esta a versão a ser instalada e preparada para utilização.
Outras pequenas melhorias
Há outras novidades, de menor dimensão que vão surgir. O Notepad passa agora a ter suporte para o fim de linha do Linux e também passa a existir suporte para copy/paste nos terminais.
Por fim, e para melhorar a instalação das diferentes distribuições do Linux no WSL, estas passam a poder ser instaladas diretamente da powershell ou do DOS. A própria ativação do WSL pode ser feita ali.
Todas estas melhorias mostram que a Microsoft continua empenhada em integrar o Linux no Windows 10. Infelizmente estão presas à atualização de outubro, que está demorar a ser lançada, novamente.