Pplware

Linux: 5 aplicações essenciais que deve ter no computador

O Mundo do Linux está cheio de alternativas ao nível de software. Para quase tudo aquilo que pode precisar existe algures uma boa aplicação que o vai ajudar.

Apesar de haver muita coisa por aí, escolher a aplicação certa pode ser um pouco confuso e tornar-se cansativo. Hoje vimos tornar a tarefa de escolher… um pouco mais fácil. Conheça 5 aplicações essenciais que não podem faltar no seu computador.


1 – Google Chrome (Grátis)

O Google Chrome é um browser extremamente completo. Se é de rapidez de pesquisa que precisa, o browser da Google pode ajudá-lo a alcançar a velocidade pretendida. Para além disso, tem boas capacidades de sincronização, ajudando-o a manter o seu histórico de pesquisa e marcadores em todos os seus dispositivos.

O grande número de extensões que estão disponíveis para este browser também é um ponto a seu favor e se está acostumado ao ecossistema da Google ou usa um smartphone Android, o Google Chrome é uma excelente escolha.

A instalação do Google Chrome é fácil e pode fazê-la aqui.


2 – Transmission (Grátis)

Se é uma pessoa que costuma fazer download de ficheiros torrent e precisa de uma aplicação simples mas capaz, então a aplicação Transmission é para si.

 

A Transmission segue um estilo de interface minimalista mas é bastante completa e, muito provavelmente, possui todas as funcionalidades que poderá precisar. Para além disso, é Open-Source e vem instalada em muitas distribuições de Linux.

Caso não tenha a aplicação instalada no seu computador pode fazer o download aqui.


3 – VLC (Grátis)

O VLC é um Media Player Open-Source, muito famoso e é a escolha de muita gente para desfrutar de filmes, ver vídeos em geral e ouvir música no computador.

É bastante simples para se trabalhar, leve e é capaz de ler a grande maioria formatos de vídeo que existe por aí. Outra grande vantagem desta aplicação é a presença de extensões que permitem executar diversas tarefas, como por exemplo, fazer o download de legendas a partir do próprio VLC.

O download e instalação desta aplicação também é bastante simples e pode ser realizado através deste website.


4 – GIMP (Grátis)

Se precisa de uma boa aplicação para editar fotografias então, o melhor é instalar o GIMP. Esta aplicação é a alternativa ao Photoshop para o Linux.

O GIMP é Open-Source, tem imensas funcionalidades e é um excelente software para manipulação de imagens. Traz imensas ferramentas para tornar as suas imagens ou fotografias ainda melhores. Para além disso, existem imensos plugins de terceiros que permitem tornar a experiência de utilização ainda melhor.

Para fazer o download do GIMP siga este link.


5 – Sublime Text (Grátis para avaliação mas sem limites)

Se é um programador então esta próxima sugestão é para si. Sublime Text é um editor de código fonte rápido e muito flexível que suporta de forma nativa várias linguagens de programação.

É uma aplicação gratuita para avaliação mas não impõe um tempo limite logo, pode utilizá-lo durante o tempo que quiser. Tem uma interface bastante simples e limpa que ajuda a manter a concentração enquanto está a trabalhar. Para além disso, é um dos editores mais famosos que existe por aí.

Pode fazer o download do Sublime Text aqui.


Conclusão

Estas foram apenas 5 aplicações essenciais que pode instalar no seu computador com Linux. Lembre-se que existem muitas alternativas e muito por onde escolher e essa é, sem dúvida, uma das grandes vantagem do Linux.

Quais são as suas aplicações essenciais no Linux?


Leia também:

Exit mobile version