A pedido do Vítor vou apresentar-vos o Kurumin. E o que é o Kurumin? O Kurumin é mais uma distribuição Linux desenvolvida pela equipa do Guia do Hardware e alguns colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no Brasil. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo ao utilizador usar, distribuir, ver inclusuive modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.
Além do facto desta distribuição estar totalmente em português, existem algumas outras mais valias que tornam este sistema operativo num sistema bastante fácil de usar, mesmo para quem está habituado ao Windows!
O Kurumin é a distribuição Linux mais fácil de usar, corre directamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e se o utilizador entender pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos directamente em Português do Brasil, ao invés de serem escritos em Inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito mais familiar.
Muitas pessoas têm apontado o Kurumin como sendo não apenas mais fácil de usar do que outras distribuições Linux, mas também mais fácil que o próprio Windows. Um dos grandes feitos do Kurumin passa pelos ícones Mágicos, pois o Kurumin inclui mais de 400 scripts e ferramentas de configuração, organizados no Clica-Aki, o Painel de Controle do Kurumin.
Estes scripts incluem funções para instalar novos programas, configurar servidores, configurar placas wireless e softmodems, firewall e muitas outras funções úteis. O que é “complicado” noutras distribuições, pode ser feito com poucos cliques no Kurumin. Esta “distro” também suporta muito bem qualquer tipo de multimédia, basta instalar o suporte para mais formatos de vídeo e suporte de DVDs protegidos através dos ícones mágicos e conseguirá ver até mesmo vídeos via streaming chegados via browser, usando o MplayerPlugin. O Kurumin é a distribuição com melhor suporte para programas Windows. Pode ver directamente uma aplicação do Windows dentro de uma máquina virtual, usando o VMware Player (que instala através do Kurumin-EMU, disponível no Iniciar > Escritório), ou correr os programas directamente usando o Wine (disponível através dos ícones mágicos). Também pode correr jogos do Windows através do Cedega.
Já inclui um conjunto completo de drivers para modems e placas wireless. O Kernel 2.6 actualizado faz com que estejam disponíveis versões recentes dos drivers para outros dispositivos. Faça o download do kurumin através do site gratuitamente e grave num cd. Experimente-o no modo Live CD , se tiver interessado basta ir ao painel de controlo e através de lá instalar o Kurumin numa partição seguindo os passos dados pela ajuda que vai aparecendo.