Pplware

Komodo Edit – Alternativa ao Notepad++ para Linux

Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Como utilizador de Windows não dispenso o inigualável  Notepad++ e até há relativamente pouco tempo usava o vi e o nano na linha de comandos do Linux e o gedit no Gnome.

Depois de termos apresentado aqui o Scribes – Um fantástico editor de texto para Linux, e não havendo ainda uma versão do Notepad++ para Linux, hoje vamos conhecer o Komodo Edit.

O Komodo Edit  é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e  simplicidade de operação. Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.

Como instalar no Ubuntu 11.10?

Para instalar o Komodo Edit no Ubuntu 11.10 devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Efectuar o download da ultima versão do editor.

wget http://download.activestate.com/Komodo/releases/6.1.3/Komodo-Edit-6.1.3-8844-linux-libcpp6-x86.tar.gz

Passo 2 – Descompactar o ficheiro descarregado

tar xzvf Komodo-Edit-6.1.3-8844-linux-libcpp6-x86.tar.gz

Passo 3 – Entrar na pasta que foi descompactada

cd Komodo-Edit-6.1.3-8844-linux-libcpp6-x86/

Passo 4 – Instalar o Komodo-Edit

sudo ./install.sh

Durante o processo de instalação, o utilizador é questionado onde pretendem instalar o editor. Para este tutorial, vamos manter a directoria proposta pelo instalador da aplicação. Depois de instalado, o instalador propõe que o utilizador adicione ao PATH o komodo (de modo a que possa ser invocado a partir de qualquer parte do sistema de ficheiro utilizando apenas o nome) ou crie um link simbólico.

Feita a instalação e respectivas configurações, basta escrever na linha de comando ou procurar na Dash por komodo

O Komodo-Edit oferece muitas funcionalidades e nesse sentido este editor é um dos mais completos que conheço. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback. Se quiserem instalar o komodo Edit em outras plataformas, acedam aqui.

Exit mobile version