Pplware

Jolicloud

Por Guilherme de Sousa para o Pplware Há uns dias o Pedro Pinto anunciou o lançamento da versão Beta do Jolicloud (ver aqui), e depois de um comentário meu no post, fez-me o desafio de escrever uma review para este flavour de Linux, direccionado para netbooks (e apenas para estes).. e cá estou eu então a fazer a dita review.

Espero poder esclarecer as principais duvidas que tenham, e focar os pontos mais fortes desta distro. Qualquer coisa que não esteja do vosso agrado façam o favor de dizer, pois é assim que se aprende!

Netbook usado

Toda a review vai ser feita com base num netbook Asus 1000H de origem, sem qualquer acrescento de RAM, ou seja com 1GB tal com vem de origem. O Jolicloud será corrido através de uma pen, pois não tenho nenhuma partição disponível neste momento para o instalar.

Primeiras impressões

A primeira coisa com que me deparei quando fiz o boot pela pen, é que o menu de selecção de idioma, é idêntico ao do Ubuntu, o que me levou logo a crer que esta é mais uma variante do Ubuntu (Debian based portanto), apesar de não oficial.

Não é algo necessariamente bom, mas também não é algo necessariamente mau. Por vezes tenho a sensação que tudo o que sai de ‘novo’ tem um toque de Ubuntu, e que os novos utilizadores acabam por ficar um pouco presos a este tipo de distro, acabando por não ter contacto com todo o resto do mundo Linux que existe.

Mas uma coisa é quase garantida.. se é Debian based, lá robusto deve ser, e como o objectivo é ter uma plataforma onde se possa estar ligado à web em qualquer lado e a qualquer momento, a robustez é algo importante(apesar de não ser tudo!).

O boot demorou-me então cerca de 1 minuto e 40 (1 e 37 para ser mais preciso).

É verdade que não é um numero famoso, mas é certo que mal entramos no ambiente gnome, tudo esta inicializado e pronto a ser utilizado. Também é preciso notar que estou a arrancar pela pen usb, e que como é óbvio se a instalação fosse nativa, tudo seria mais rápido.

A plataforma de interacção utilizador é muito semelhante à do ubuntu netbook remix (alias.. novamente só muda a cor, tal como na selecção de idioma no boot), permitindo um fácil acesso a todo o software, mesmo para utilizadores que não estejam habituados a sistemas Linux. Para alem desta tem-se também a hipótese de carregar na tecla do Windows (aka Super_L), e aparece-nos o clássico menu do gnome, mas “à la” *box WM(genero popup). Na utilização diária, este menu é muito útil pois permite-nos ter acesso a todas as aplicações em qualquer altura, sem ter que recorrer à plataforma principal.

O Jolicloud, como o nome indica tenta estar baseado no conceito da nuvem, no entanto pelo contacto que tive, não está tão próximo deste conceito como o Chrome OS, pois todo o software esta realmente na maquina, e não na Web.. no entanto nota-se que há um investimento no contacto com as redes sociais, mais concretamente com o Facebook.

My Jolicloud

As aplicações nativas são as que vêm com o próprio gnome mais a plataforma My Jolicloud.

O My jolicloud, é então a parte que esta mais ligada a nuvem em todo este SO.

Através deste conseguem consultar informação relativa ao vosso facebook (caso tenham associado à vossa conta) e instalar aplicações com apenas um click.

A colecção de aplicações disponíveis é bastante completa, contendo tudo o que possam precisar, que não venha à partida instalado. A navegação é também muito simples como podem ver, estando dividida por varias abas (Accessories, Development, Education, Games, Graphics, Internet, Office, Sound & Video).

Em termos de detecção de hardware, não tive quaisquer problemas. Tanto a placa wireless, como o bluetooth estavam ready to go, mal o sistema arrancou.. não é uma noticia fenomenal, mas é sempre agradável ter tudo a funcionar à primeira.

Performance

E agora perguntam vocês.. Então Guilherme, e a performance? Pois.. a performance não é famosa.

É verdade que o consumo de RAM é razoável (fica na casa dos 230MB), mas já o processador notei que nunca atingia os 0%, ficando sempre na casa dos 20%, isto sem nada a correr a não ser o gnome-system-monitor.

Principais aplicações incluídas:

(Não foi esquecimento meu.. o Jolicloud não trás realmente nenhuma suite de office, no entanto é bastante fácil a sua instalação.)

Conclusão

Como conclusão o que posso dizer é que acho que este SO ainda esta muito verde.

A detecção de hardware é boa, mas isso é algo que o Ubuntu (de onde este deriva) também já faz para todos os netbooks.. a ideia da nuvem também é boa, mas também fica um pouco aquém, já que não se compara com o Chrome OS.. e a performance é o que acaba por se ter com uma instalação normal de Ubuntu, o que me da a sensação que não estou a tirar um melhor proveito do meu netbook ao utilizar este sabor de Linux.

Na minha opinião, este projecto podia ter tomado outro rumo, criando um género de um pacote que alterasse uma instalação de ubuntu deixando então este novo visual, e a plataforma My jolicloud, pois acho um pouco precoce considerar isto por si só uma distribuição.

É a historia de se querer reinventar a roda.. MAS também não nos podemos esquecer que ainda esta em fase alpha, e que mais pode estar para vir, pois afinal de contas ainda se encontra em inicio de desenvolvimento.

Espero que a review tenha sido esclarecedora, e qualquer duvida que tenham, ou opinião coloquem nos comentários.

Exit mobile version