Muitos utilizadores criticam as distribuições Linux pela falta de aplicações multimédia e especialmente pela falta de compatibilidade ao nível dos jogos. É verdade que, no segmento dos jogos, o sistema operativo Windows é incomparável mas há algumas distribuições Linux que foram pensadas para garantir a melhor jogabilidade.
Hoje deixamos duas boas sugestões para quem acha que jogar é só (e apenas) no Windows!
#1 Ubuntu Game Pack
Como todos sabem o Ubuntu tem várias variantes como é o caso do Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu Studio, que têm como base o Linux Debian. O que se calhar muitos não sabem é que existe uma distribuição Linux direcionada para o mundo dos jogos.
Chama-se Ubuntu Game Pack e tem suporte para mais de 28 924 jogos e aplicações que foram desenhados para Windows. Esta distribuição traz vários emuladores e também vem com o Steam, Lutris, Wine e PlayOnLinux pré-instalados.
Pré-Requisitos
- CPU Intel ou AMD com velocidade superior a 2 GHz;
- 1 GB de RAM;
- 9 GB de espaço livre em disco
- Gráfica NVIDIA serie 4000, Radeon serie 8500 ou Intel HD
#2 – Steam OS
Esta distribuição Linux, usada nas “consolas” Steam Machine, tem revolucionado no mundo dos jogos. O SteamOS é um fork do Debian Linux, e tem várias alterações ao nível do Kernel Linux com o objetivo de garantir o melhor rendimento dos jogos no sistema. O ambiente gráfico é o GNOME, oferecendo uma interface bastante simples e robusta.
O Steam OS oferece suporte para jogos de última geração e suporta ainda um conjunto vasto de acessórios de gaming.
Pré-Requisitos
- CPU Intel ou AMD de 64 bits (Pentium 4 o Athlon 64);
- 4 GB de RAM;
- Disco de 200 GB
- Gráfica NVIDIA serie 4000, Radeon serie 8500 ou Intel HD
Pipplware é uma autêntica consola de jogos…
Para quem tem um Raspberry Pi, não esquecer que a distribuição desenvolvida pelo Pplware, o Pipplware consegue transformar o mini PC numa autêntica consola de jogos. Se ainda não tem um Raspberry Pi veja aqui a nossa promoção que vem já com o Raspberry PI 3 Model B+ e com o novo PiPplware 6.1.
Além destas distribuições existem mais algumas cujo foco é o gaming. Num próximo artigo iremos apresentar mais algumas sugestões que consideramos bastante interessantes.