Com o lançamento do Linux Mint 13, anunciado aqui, o Ubuntu tem sido castigado pelos utilizadores (será que continua a ser por causa do Unity?) e o Mint lidera isolado, em termos de popularidade, segundo estatísticas produzidas pelo site distrowatch.
Uma das novidades do Linux Mint 13 foi a disponibilização do MDM (Mint Display Manager), um gestor de login. Hoje vamos aprender como ter o MDM instalado no Ubuntu 12.04 .
Como referido, o MDM é um gestor de ficheiros que permite de uma forma muito simples personalizar o gestor de logins. O MDM é baseado no GDM 2.20 e, através da interface gráfica disponibilizada, o utilizador poderá proceder às mais diversas configurações.
Como instalar o MDM no Ubuntu 12.04?
Não havendo ainda um repositório oficial para instalação do MDM, vamos recorrer ao repositório do site webupd8. Para instalamos o MDM via repositório webupd8 , abrimos o terminal e inserimos os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get update
sudo apt-get install mdm mint-mdm-themes
Após a instalação, aparecerá uma janela onde é pedido para indicar qual será o novo gestor de logins, devendo ser seleccionada a opção MDM.
Depois de configurado, reiniciamos o sistema. Uma vez reiniciado, basta introduzir as credenciais para entrar no sistema.
Para configurar o MDM o utilizador poderá fazê-lo através do Login Window, disponível via dash
Dentro do Login Window, o utilizador tem ao dispor um conjunto de funcionalidades muito interessantes. Pode por exemplo mudar/apagar e adicionar temas da janela de login, proceder a configurações de acessibilidade, proceder a configurações ao nível da segurança, etc.
Exemplo de uma alteração de tema da janela de logins. para quem pretender instalar mais temas, basta fazer download dos muitos disponíveis no site Gnome Look
O MDM é uma ferramenta interessante uma vez que integra várias funcionalidades, permitindo ao utilizador uma mais fácil configuração do sistema de gestão de login. Para quem usa o Ubuntu aqui está uma solução para ter uma das novas funcionalidades do Mint no seu sistema.