Pplware

Já experimentou o novo FreeNAS 10? Está fantástico

Quando se fala em soluções de armazenamento gratuitas um dos nomes em destaque é sem dúvida o FreeNas. Para quem não conhece, este projeto é baseado no FreeBSD e suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5) e muito mais.

A nova versão do FreeNAS chegou com um novo nome, uma nova interface e novas funcionalidades.

Tem por aí um PC e discos para construir uma NAS? Então mãos à obra pois acabou de ser disponibilizado o FreeNAS 10. Os serviços de armazenamento na cloud vieram revolucionar a forma como guardamos a nossa informação digital. Actualmente são vários os serviços que oferecem gratuitamente uns bons GB, mas há sempre quem opte, pelas mais diversas razões, em ter o seu próprio serviço.

O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretende ter um autêntico servidor de partilha de ficheiros. Com uma interface web totalmente renovada, o FreeNAS permite a produção de relatórios/gráficos de utilização e disponibiliza ainda um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

Com o novo FreeNAS Corral (formalmente FreeNAS 10), a iXsystems, empresa responsável pelo projeto procedeu a um conjunto de alterações profundas ao nível da interface e introduziu também novas funcionalidades. O FreeNAS Corral é 100% gratuito e open source.

Principais novidades do FreeNAS 10

Conheça as novidades em vídeo

Exit mobile version