O GNU/Linux caracteriza-se por ser uma plataforma OpenSource, conferindo inúmeras potencialidades a quem pretende configurar serviços. Por ser código aberto, permite manipular grande parte dos ficheiros de modo a fazermos dele o que precisamos.
É nele que assentam a maioria dos serviços disponíveis na Internet, garantindo-lhes segurança e, principalmente, versatilidade. Hoje trazemos um guia muito útil e várias vezes pedido. Vamos explicar como podem instalar um servidor de e-mail no Ubuntu.
Este tutorial vai ensinar-vos, de forma intuitiva e passo a passo, a instalar e configurar um servidor de e-mail utilizando as seguintes aplicações/serviços:
- Postfix: É um MTA (Mail Transfer Agent), responsável pelas transferências de mensagens de correio eletrónico entre computadores e servidores os emissor e recetor e que utiliza arquitetura cliente-servidor. Foi desenvolvido para concorrer com o Sendmail, apresentando maior robustez, melhor desempenho, além de facilidade de manutenção e configuração.
- Dovecot: Trata-se de um servidor IMAP e/ou POP3, desenvolvido com segurança em mente. Este possui um agente de entrega de correio que, basicamente, transporta o(s) e-mail(s) do Postfix e entrega-os na(s) caixa(s) de correio eletrónico.
Processo de instalação e configuração
Nota: Antes de começar, é necessário salientar que será preciso terem acesso a uma conta com permissões de root, ou então utilizar no inicio de cada comando a aplicação SUDO.
1) Comece por instalar o Postfix.
sudo apt-get install postfix
2) Escolha a opção Site Internet.
3) Neste passo deve inserir o nome do domínio pelo qual pretende que este servidor responda na Internet.
4) Aceda à diretoria do ficheiro main.cf do Postfix, para posteriormente o editar.
cd /etc/postfix
sudo nano main.cf
5) Feitas estas modificações no ficheiro, reinicie o Postfix.
sudo service postfix restart
6) Verifique o estado das ligações de rede ao servidor.
netstat -tnl
7) Instale agora o Dovecot.
sudo apt-get install dovecot-imapd dovecot-pop3d
8) Aceda à diretoria do ficheiro dovecot.conf para posteriormente o editar, alterando as configurações para que fiquem conforme apresentado na imagem abaixo.
cd /etc/dovecot
sudo nano dovecot.conf
9) Aceda agora à pasta conf.d e edite três ficheiros, alterando as configurações para que fiquem conforme apresentado nas imagens abaixo.
cd conf.d
sudo nano 10-auth.conf
sudo nano 10-mail.conf
sudo nano 10-master.conf
10) Feitas estas modificações nos três ficheiros, reinicie o Dovecot.
sudo service dovecot restart
11) Verifique o estado das ligações de rede ao servidor.
netstat -tnl
Terminados estes passos, temos o nosso servidor pronto e em funcionamento. No próximo artigo iremos configurar o cliente Thunderbird e testar o envio e receção de e-mails.