A suite Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, etc) é para mim uma ferramenta essencial de trabalho. Não desfazendo das excelentes qualidades e características do OpenOffice, continuo fiel ao Microsoft Office e a todas as ferramentas incluídas. No entanto, quando estava no Linux sentia a falta por exemplo do WinWord (talvez porque estou “agarrado” a essa aplicação) e nesse sentido tive de arranjar solução.
Vamos lá aprender como instalar facilmente o Office 2007 no Ubuntu 9.10
Material necessário
- Office 2007
- Ubuntu 9.10
Para instalarem o Office 2007 no Ubuntu precisamos de ter instalado o PlayOnLinux. O PlayInLinux pode ser facilmente instalado através do comando:
sudo apt-get install playonlinux
Para quem pretender saber mais sobre o PlayonLinux pode ler o nosso artigo: PlayOnLinux 3.7 – Compatibilidade sem fronteiras
Depois de instalado, executamos o PlayonLinux e vamos ao separador Office e escolhemos Microsoft office 2007, e depois Apply.
Como podemos verificar, o Outlook, Access e Groove ainda não têm suporte para o Linux.
Como tinha apenas uma imagem iso do Office 2007, decidi montar essa mesma imagem. Para tal criei uma pasta em /media/iso e depois executei o comando mount para montar a imagem para o directório criado.
sudo mkdir /media/iso
sudo mount -o loop /home/ppinto/Desktop/office_2007_EN.iso /media/iso
Em seguida, escolhamos qual o dispositivo a partir do qual se encontra o Office 2007 (no nosso caso, indicamos o iso, que é o nome da pasta onde montamos o nosso Office 2007).
Inserir chave do produto (Office 2007)
Definir se pretendemos atalhos para as aplicações no Desktop ou Menu
E está instalado. Quem diria, um Microsoft Office instalado no Linux.
Nota importante: Inicialmente existiu um problema na instalação do Office 2007 no Linux pois não estava com a última versão do Wine. Verifiquem se possuem a versão Wine 1.1.35 instalada para que a instalação corra bem à primeira. Quem não tiver, pode verificar aqui no nosso artigo que explica como actualizar o Wine: Wine 1.1.35 – Corra aplicações do Windows no Linux