Quando se fala em configurar impressoras em sistemas Linux, muitos são os utilizadores que nos questionam quais os procedimentos a seguir. No início do mês apresentamos aqui um tutorial que ensina a usar o Common Unix Printer Service (CUPS) que simplifica todo o processo de instalação de uma impressora no Linux.
Para quem tem uma impressora HP e pretende tirar partido de todas as funcionalidades da mesma vamos conhecer o projecto Hewlett-Packard’s Linux Imaging and Printing software (HPLIP).
O projecto HPLIP disponibiliza suporte para cerca de 2,211 impressoras HP (printing, scanning e faxing), no Linux. Deskjet, Officejet, Photosmart, PSC (Print Scan Copy), Business Inkjet, LaserJet, Edgeline MFP, e LaserJet MFP são alguns dos modelos que tem suporte com os drivers disponibilizados pelo HPLIP .
Desta forma, o utilizador do Linux pode tirar partido de todas as funcionalidades que a impressora oferece, sem a necessidade de mudar ou arrancar com o sistema operativo Windows (para o qual existe 100% suporte).
Como instalar o HPLIP ?
Para obter o driver HPLIP, basta abrir a consola e escrever o seguinte comando:
wget http://prdownloads.sourceforge.net/hplip/hplip-3.13.2.run
Para proceder à instalação basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sh hplip-3.13.2.run
O processo de instalação demora alguns minutos
Depois de instalado, procuramos na DASH por HP Device Manager e mandamos executar, devendo aparecer um ícone da HP na barra superior. Ai escolhemos a opção HP Device Manager
Na interface seguinte, temos a possibilidade de proceder à configuração da impressora propriamente dita (Caso a mesma não seja automaticamente detectada pelo sistemas). Para isso basta carregar no sinal +
E para finalizar indicamos que tipo de impressora é a nossa, indicando o tipo de ligação e seguir os passos que se seguem.
Como referido, com o HPLIP podem tirar partido de todas as funcionalidades da vossa impressora HP. Para quem é adepto do Linux e tem uma impressora HP…aqui está a solução. Experimentem!