Pplware

Grandes novidades para a distribuição Caixa Mágica 16

A próxima versão da sua distribuição de Linux – a Caixa Mágica 16, prevista para Abril de 2011 – terá uma base Debian partilhando pacotes com Ubuntu e Mint.

A equipa responsável pela Caixa Mágica, distribuição Linux portuguesa, aproveitou a data de 1.1.11 para anunciar de uma das maiores mudanças a que se propôs desde a sua criação.

Apesar do relacionamento próximo e profícuo que existe com a Mandriva desde 2007, existem vários factores que  levaram a equipa responsável pelo projecto do Linux Caixa Mágica, a mudarem a base do Linux caixa Mágica para Debian.

Segundo informações divulgadas no site do projecto a equipa refere: “Em primeiro lugar, temos a consciência que chegámos até aqui ouvindo os nossos utilizadores e clientes e não será agora que o deixarmos de o fazer. A mensagem que nos têm transmitindo é que gostariam de ter a base de suporte e comunidade da Caixa Mágica mas sobre uma base Debian, partilhando tecnologia com outras distribuições derivadas de Debian, como Ubuntu ou Mint”. Por outro lado “grande parte da tecnologia que temos vindo a desenvolver na distribuição e em projectos europeus de investigação está muito próxima de Debian. Com efeito, tem sido forte a aposta no APT como meta-instalador e ambicionamos partilhar esses desenvolvimentos com outras distribuições.”

Para finalizar a equipa acrescenta ainda que “os projectos europeus de I & D que temos estado envolvidos permitiram-nos conhecer elementos da equipa de Debian que nos inspiraram e com quem fomos estabelecendo pontes.”

A equipa portugueses continuará a trabalhar com a Mandriva e a dar suporte aos produtos instalados, em particular a CM 12, CM 14 e CM 15.

Esta mudança insere-se na estratégia e objectivos traçados para os próximos 5 anos Desde 2000, a Caixa Mágica tem-se afirmado de forma ímpar no panorama português Open Source, seja como distribuição de Linux, I & D ou consultoria. Agora, chegou o momento de consolidarem a posição no mercado nacional mas também com objectivos no mercado Internacional. A aposta passará por manter a comunidade e apostar em ser um player global com especial incidência em quatro áreas principais do mundo Linux:

Desde já deixamos os nossos votos para que esta mudança seja um factor de sucesso para o Linux Caixa Mágica e enquanto pplware, cá estaremos para ajudar na divulgação deste projecto nacional pelo mundo fora.

Agradecimento ao nosso leitor Ruben pelo alerta para esta notícia tão importante para o mundo Linux em Portugal.

Artigos relacionados


Homepage: Caixa Mágica

Exit mobile version