Nos últimos anos muito se tem investigado em sistemas que garantam a melhor interação entre o utilizador e a máquina. Os teclados e ratos, apesar de ainda fundamentais por questões de produtividade, têm dado espaço a ecrã multi-touch e algumas empresas têm mesmo apostado fortemente na voz para envio de comandos para o sistemas.
No Pplware já apresentamos o SIRI para iOS, o IRIS para Android, o Google Voice, o projecto Your Speech da Microsoft, um projecto para Linux. entre outros sistemas. Hoje vamos conhecer o projecto Google2Ubuntu.
O Google2Ubuntu é uma ferramenta que permite aos utilizadores controlarem o seu computador através de comandos de voz. Esta ferramenta recorre a API da Google para “traduzir” os comandos de voz em acções dentro do sistema. Para isso é sempre necessário que o sistema tenha acesso à Internet.
Esta nova versão inclui algumas novidades interessantes das quais se destacam:
- Comandos internos: É possível perguntar qual a hora actual, nível de bateria ou fazer com que o sistema leia um texto seleccionado;
- Comandos externos: Interação com as janelas (fechar, esconder, mudar), abrir aplicações, copiar, cortar, colar, etc;
- Estão disponíveis 4 módulos externos que permitem a pesquisa no Google, Wikipedia, Youtube e também serviço meteorológico
- Os comandos podem ser facilmente personalizados ;
Como instalar o Google2Ubuntu
Para instalar o Google2Ubuntu no Ubuntu 13.10 ou superior basta que abram o terminal e executem os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:benoitfra/google2ubuntu
sudo apt-get update
sudo apt-get install google2ubuntu
Nota: para quem tem uma versão inferior ao 13.10, podem descarregar o .deb via GitHub.
Como usar o Google2Ubuntu?
Para facilitar, devem criar um atalho para o google2ubuntu no ambiente de trabalho. Para isso vão a System Settings > Keyboard
Depois carregamos no botão “+” e escrevemos a seguinte informação:
- Name: Google2Ubuntu
- Command:/usr/share/google2ubuntu/google2ubuntu.py
Para atribuir uma tecla de atalho, basta que carreguem com o botão do lado direito do rato sobre o atalho e depois escolham uma tecla para o mesmo (bastando para isso carregar na tecla). – Para este exemplo escolhemos o F12.
Para vermos os comandos disponíveis, vamos a Dash e procuramos por Google2Ubuntu-Manager
Aqui está a lista de comandos actualmente disponível. Como podem ver, é possível adicionar novos comandos.
Por fim, para testarem, basta que carreguem na tecla de atalho definida (no nosso caso F12) e dêem as instruções/comandos ao vosso sistema. Para verem como tudo funciona, sugerimos que vejam o seguinte vídeo.
Via | UbuntuForuns