Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer . Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.
Após seis meses da ter sido apresentada a ultima versão, eis que chegou o Gnome 3.8 com muitas interessantes novidades.
A equipa responsável pelo projecto Gnome, anunciou durante o dia de ontem a disponibilização do Gnome 3.8. Esta versão chega seis meses depois da ultima versão estável e traz consigo novas funcionalidades, actualizações e melhorias significativas e um conjunto de pequenos bugs corrigidos com o objectivo de satisfazer as necessidades dos utilizadores e dos novos projectos que têm como objectivo oferecer a melhor integração com o utilizador.
Na prática, esta versão reúne cerca de 35.936 contribuições que foram proposta por cerca de 960 utilizadores.
Esta nova versão foi aplaudida por algumas empresas de peso no mundo tecnológico, como é o caso da INTEL. Para Imad Sousou, director do centro de tecnologia open source da Intel,
A Intel está feliz em participar na comemoração do lançamento do GNOME 3,8. Muitos de nossos engenheiros fazem parte desta comunidade forte, que mais uma vez se reúnem para impulsionar a inovação e oferecer constantemente melhorias ao desktop Linux.
Além de Imad Sousou, o líder do projecto Debian, Stefano Zacchiroli, também felicitou a equipa do Gnome pelo que tem sido conseguido neste projecto. Outras reações, podem ser visualizadas aqui
Nesta versão a privacidade foi um dos pontos onde a equipa de desenvolvimento mais apostou. O Gnome 3.8 inclui novos mecanismos que permitem um melhor controlo das informações presentes no sistemas. Além disso, esta é a primeira versão que apoia e aposta no projecto OwnCloud.
Resumo das novidades do Gnome 3.8
- Mais fácil encontrar a aplicação pretendida, uma vez que foi redesenhada a aplicação launching view
- Melhorias na pesquisa, com novos filtros e controlo dos resultados
- Novas definições de privacidade, que permitem controlar o acesso aos conteúdos do computador
- Uma nova aplicação de relógio, que oferece o horário para diferentes países do mundo, alarme, entre outras funcionalidades
- Modo clássico para quem prefere um ambiente de trabalho mais tradicional
- Melhorias no rendering das animações, que resultam em transições mais suaves entre janelas e também aquando do redimensionamento de janelas.
- Muitas melhorias na interface que aumentam a performance de todos os módulos que fazem parte do GNOME.
Aqui fica um vídeo produzido pelo site webupd8, com todas as novidades
São muitas as novidades presentes nesta versão. Nos próximos dias o Pplware irá apresentar de uma forma mais detalhada cada uma das novas funcionalidades/inovações presentes nesta versão.